Para evitar fraudes ônibus de Paranaguá passam a contar com reconhecimento facial

Sistema já foi instalado nos oito novos veículos que foram entregues no final da tarde desta segunda-feira. Prefeito Edison destacou a importância da medida, que pode afetar diretamente no valor da tarifa.

por Redação JB Litoral
27/04/2015 18:00 (Última atualização: 27/04/2015)

NULL

Idosos, gestantes e portadores de necessidades que utilizarem o sistema de transporte coletivo em Paranaguá estão se deparando com uma novidade nas últimas semanas. Está sendo instalado pela empresa concessionária um software que faz o reconhecimento facial que confronta a foto feita quando da retirada do cartão VIP com quem está passando pela catraca. Os 8 novos ônibus entregues no final da tarde desta segunda-feira, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Edison Kersten, já contam com a novidade.

A medida visa, antes de tudo, evitar fraudes, pois foram registrados passageiros que não eram os beneficiários tentando se deslocar pela cidade. E pode impactar diretamente na planilha que define a tarifa do ônibus em Paranaguá, tendo em vista que todos os benefícios para idosos, gestantes e portadores de necessidades, também chamados de gratuidades, entram na conta, juntamente com preço de combustível, manutenção e outros fatores.

“Cobramos da empresa tudo que venha a dar conforto para os usuários. Essa medida para evitar fraude é importante. A Viação Rocio e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos nos informam que é alto índice de uso indevido desses cartões de gratuidade. Isso implica em perda de lucro para a empresa e ela coloca isso na planilha”, destacou o prefeito.

Os veículos entregues são adaptados com assentos específicos para idosos, gestantes e para pessoas portadoras de obesidade. Todos possuem também plataforma elevatória, utilizada por cadeirantes para entrar no veículo. Há também um espaço para que as cadeiras de rodas sejam fixadas durante o trajeto.

Segundo o diretor executivo da Viação Rocio, Ângelo Gulin Neto, o investimento foi de R$ 2,5 milhões na aquisição dos novos ônibus. A intenção é cada vez dar mais conforto aos usuários. Ele também lembrou que não basta a indicação dos assentos preferenciais.“É importante também que as pessoas cedam o lugar para os idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais. Realizamos campanhas com frequência para pedir essa conscientização”, declarou o dirigente.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Outro ponto destacado pelo prefeito Edison foi a renovação da frota, tendo em vista que os entregues hoje substituirão antigos. “Isso é muito bom porque dá mais conforto para nossa população que precisa se deslocar pela cidade com ônibus. Além do que, esses ônibus estão devidamente preparados para acessibilidade, assentos para obesos, que se viam em situação desconfortável e desagradável”, completou o prefeito, para quem cabe à Prefeitura oferecer e fiscalizar serviços que são terceirizados a empresa, como é o caso do transporte público.

A cerimônia de entrega dos novos ônibus contou também com a presença do vereador Jacizinho e de secretários municipais. Após Gulin fazer a entrega simbólica das chaves dos veículos ao prefeito Edison a comitiva conheceu detalhadamente o sistema de reconhecimento facial, que é feito com uma câmera instalada em frente ao local onde fica o cobrador. E ainda, o funcionamento da plataforma elevatória.

MAIS MOBILIDADE – O prefeito Edison destacou também os investimentos que vem sendo feitos para melhorar a mobilidade urbana, passando pelo incentivo ao uso da bicicleta e melhorias no transporte coletivo. “Temos que zelar pela segurança dos nossos moradores de Paranaguá. Temos muitos ciclistas na cidade e nosso propósito é melhorar cada vez mais o acesso e a segurança dos ciclistas da cidade. Em todas as ruas que estamos revitalizando ou fazendo asfalto novo estamos proporcionando ciclovia. Hoje tem a que pega a PR 407 e vem até o Centro, tem a Roque Vernalha, a Ildefonso Munhoz da Rocha, a Manoel Correia e outras que deveremos em breve colocar em prática a ciclovia”, destacou.

Está em fase de licitação e serão colocados em breve emborrachados para delimitar a área das ciclofaixas, propiciando mais segurança aos ciclistas, ainda conforme o prefeito Edison. “Essa é a nossa intenção, tirarmos o veículo da área central, afim de que possamos agilizar, melhorar o trânsito, dando preferência ao transporte coletivo e aos nossos ciclistas”, salientou o prefeito.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments