Paranaguá é a 3ª cidade do Estado que mais gerou empregos em 2022


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/04/2022 Atualizado 17/02/2024

Paranaguá está entre as três cidades que mais empregaram com carteira assinada no Paraná no mês de fevereiro deste ano, perdendo apenas para Cascavel e Curitiba. Foram 1.437 novas contratações, sendo que, dessas, 307 passaram pela Agência do Trabalhador (Sine). As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgadas na terça-feira (29).

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais (Semtra), João Antônio Lozano Baptista, destaca que a posição conquistada demonstra um avanço na geração de emprego e renda na cidade. “Estamos em uma crescente em nosso Sine. No ano passado, já conseguimos fechar o ano como a 15ª cidade que mais contratou com carteira assinada entre os 216 munícipios que possuem a Agência do Trabalhador no Estado. Para este ano, tenho certeza que vamos melhorar ainda mais na colocação”, diz.

Ele afirma que a Semtra está trabalhando para que cada vez mais novas vagas de trabalho sejam abertas para os parnanguaras. Uma dessas ações diz respeito à parceria firmada entre a secretaria e as empresas Ascensus Group e Tucumann.

Ascensus – Prefeitura e Ascensus Group firmaram parceria para a contratação de mão de obra local para a construção da obra. Foto: Prefeitura de Paranaguá

130 vagas para construção civil

A Ascensus recebeu o alvará de construção de um novo pátio de automóveis, com capacidade de quatro mil veículos, no último dia 18 de março. As obras serão realizadas pela construtora Tucumann e devem se iniciar dentro dos próximos 30 dias, levando cerca de oito meses para conclusão.

Firmamos uma parceria com as empresas para que as vagas geradas com a nova obra sejam destinadas aos parnanguaras. A perspectiva de mão de obra para construção civil é de uma média de 130 pessoas e, depois da obra finalizada, serão gerados mais 40 empregos diretos”, explica Lozano.

Além disso, as empresas que contratarem mão de obra local também podem ser beneficiadas por meio de incentivos fiscais. “Os pedidos são encaminhados à Comissão responsável que faz a avaliação”, diz o secretário municipal de Indústria e Comércio, Henrique Almada. 

Para Rodrigo Araújo, diretor da Ascensus, a parceria com a prefeitura soma-se à dinâmica do Poder Público tanto para liberação do alvará quanto para agilizar a obra. “Paranaguá tem em seu DNA o trabalho portuário e precisa explorar isso”, diz.

Inclusão no trabalho

Outra ação de incentivo ao trabalho foi realizada na sexta-feira (1), com o Dia da Inclusão. Foram 25 novos postos de trabalho ofertados para pessoas com deficiência. “Foram oportunidades para diversas áreas, especialmente no setor supermercadista. A ação demonstra a preocupação que a gestão tem com a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência na sociedade e mercado de trabalho”, comenta João Lozano.

A tendência é que o mercado de trabalho parnanguara continue em crescimento, isto porque, de acordo com o secretário municipal de Urbanismo Koiti Takiguti, vários investimentos estão chegando à cidade. “Além da Ascensus, neste ano também realizamos a liberação de alvará para a Brascargos, que irá ampliar seus terminais de fertilizantes e para a Fertipar, que também ampliará sua capacidade de armazenamento. Essas empresas farão parte de um grande complexo de uma nova linha de importação de fertilizantes”, diz Koiti.

Setor portuário e comercial

Ele ainda informa que, na área rural, existe a previsão de instalação de uma fábrica de produção de farinha e derivados de pescados. Há outra empresa chamada Gen Fertilizantes realizando estudos para implantação de armazenamento do produto. “Também temos a possibilidade de a Sertaneja vir trabalhar com operações. A Klabin e a TKX Operações Portuárias já estão em obras e, no final do ano passado, a Adubos Araguaia também começou suas obras”, destaca.

Para além do setor portuário, Koiti comenta que também existem estudos para a realização de uma reforma na área comercial. “Temos a loja Milium – que já está em obras e a vinda da Daju para Paranaguá. Tudo isso tem o intuito de buscar a retomada da economia pós pandemia, fomentando a área de comércio e serviços na cidade”.

O secretário de Urbanismo avalia que o crescimento do mercado de trabalho e de investimentos em Paranaguá é oriundo do processo iniciado pela empresa pública Portos do Paraná, instalada na cidade. “Com a economia portuária crescendo, aumenta a possibilidade de novos investimentos na área comercial, de turismo etc., e isso é muito importante”, finaliza.