Paranaguá e Hyogo comemoram 34 anos de cidades-irmãs e discutem projetos futuros

Dia 31 de julho é a data que marca quase três décadas e meia do início das irmandades do Japão com o município

por Redação JB Litoral
23/02/2021 01:06 (Última atualização: 7 dias atrás)

Dia 31 de julho é a data que marca quase três décadas e meia do início das irmandades do Japão com o município

Localizada ao norte da ilha Awaji, a província japonesa de Hyōgo, desde o dia 31 de julho de 1987, mantém laços de irmandade com Paranaguá, primeiro com a cidade de Tsuna e, a partir de 2006, a de Awaji. Desde então, firmou-se parceria nipo-brasileira para termos de cooperação mútua, intercâmbio nas áreas de cultura, educação, economia, entre outras.

Faltando cinco meses para a comemoração do início dessa parceria, na sexta-feira (19), o prefeito Marcelo Elias Roque (Podemos) recebeu o diretor-presidente do escritório do Governo da Província de Hyogo (Japão) no Brasil, de Curitiba, Nobuyuki Nagata, a assessora Cristiane Yuki Ueta e o representante de Awaji no Brasil, o médico Eurico Endo, para discutir o aniversário da data.

Em razão da pandemia da Covid-19, este ano, a solenidade atenderá aos protocolos de prevenção e combate ao vírus e as regras sanitárias determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No encontro, foi discutido a possibilidade de realizar videoconferência, seminários e a troca de experiências culturais, gastronômicas e econômicas. A possibilidade da realização de uma exposição em Awaji com os produtos locais, intercâmbio cultural com desenhos feitos pelas crianças de ambos os municípios e, na área de investimento, projeto de isenção fiscal para atrair investidores.

Na oportunidade, Nobuyuki Nagata expôs a situação da cidade-irmã durante a pandemia. Awaji, que possui cerca de 45 mil habitantes, até o momento, não registrou nenhuma morte em decorrência da Covid-19 e possui apenas 37 casos registrados. Até o sábado, a província de Hyogo acumulava 17.797 casos e 502 mortes, segundo o portal de Alerta Covid-19 do Google – news.google.com/covid19

Ele participou ainda de um seminário on-line, para empresários japoneses, com a finalidade de apresentar as oportunidades que o Paraná possui, em especial, Paranaguá.

Visita a Awaji

O prefeito Marcelo Roque adiantou que visitará a cidade-irmã para mostrar as belezas naturais da Cidade Mãe do Paraná, bem como a rica cultura, refinada gastronomia e as oportunidades de negócios que podem ser geradas entre as duas cidades.

“Recebemos uma comitiva de Awaji em 2018 e mostramos tudo o que Paranaguá tem. Após o período de pandemia, queremos visitar nossa cidade-irmã e fortalecer os laços de união. Também pode ser uma chance de investimentos em nosso município, pois os empresários japoneses têm mostrado interesse no Brasil”, disse o prefeito.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Presente ao encontro, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Nilo Ribeiro Monteiro, falou sobre as oportunidades para aumento da geração de emprego e renda.

“Estamos elaborando o projeto de isenção fiscal para atrairmos mais negócio ao município, fomento ao emprego e à renda. É interessante saber que o Japão tem expandido sua análise para novos negócios e o Brasil pode ser um local de interesse. Vamos mostrar que Paranaguá tem um povo batalhador e muitas oportunidades”, comentou.

O prefeito recebeu, também, uma carta do prefeito de Awaji, Kazuhiko Kado, que será traduzida e respondida, por meios dos representantes japoneses no Brasil.

Parque Awaji

Com 16 anos de irmandade com o município, a cidade de Awaji, em 2011, na comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa para o Brasil, inaugurou o Complexo Educacional Parque Awaji, construído com recursos em parceria com a prefeitura da cidade japonesa, no bairro do Parque São João.

Em 2016, uma comitiva, comandada pelo então vice-prefeito de Awaji, Morio Nakamura, participou das solenidades de comemoração ao aniversário de 368 anos da cidade e, na ocasião, foi assinado um Termo de continuidade de Aliança e Amizade entre as duas cidades.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments