Paranaguá é uma das 20 cidades convidadas a implementar o Observatório de Segurança Pública


Por Diogo Monteiro Publicado 17/05/2022 Atualizado 17/02/2024

Com informações do MJSP

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está realizando, nesta terça (17) e quarta-feira (18), em Brasília (DF), a 6ª Etapa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Representantes de 20 cidades foram convidados para participarem deste intercâmbio afim de compreenderem como minimizar os índices de criminalidade de uma forma mais eficiente.

Representando o Estado do Paraná, as cidades de Paranaguá e São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), deverão implementar um Observatório de Segurança Pública, com apoio técnico do MJSP. Durante toda a tarde, diversas palestras e projetos foram apresentados aos municípios que participam do seminário.

O anúncio foi feito através da conta oficial do MSJP no Twitter. Foto: Reprodução Twitter

O evento objetiva disseminar e compartilhar ações, iniciativas e projetos voltados para o fortalecimento da participação dos municípios na temática da segurança pública em sentido amplo, tendo em vista, especialmente, a função de integrantes estratégicos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), delegada pela Lei n° 13.675, de 11 de junho de 2018, pela qual também foi instituída a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

De acordo com o MJSP, o papel dos municípios na gestão da segurança pública é cada dia mais discutido. A violência, suas causas e suas consequências não são mais tratadas como tema exclusivo de Polícia, mas sim de intervenção multidisciplinar.

As políticas públicas de enfrentamento ao problema passam a ser planejadas com base em evidências científicas, compreendendo diagnósticos criteriosos com definição de ações estratégicas, coordenadas e integradas, com aderência entre a prevenção socioeconômica, a inclusão social e a repressão qualificada.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do MJSP no Youtube.