Destaques

Paranaguá inaugura a Central de Libras para aumentar a inclusão de deficientes no município

Por Brayan Valêncio
17/12/2021 13:43 |
Atualizado em 13:44

A Central de Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (16), em Paranaguá. O local funcionará num espaço anexo à Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura voltado para pessoas com deficiência auditiva que representa garantia de maior acessibilidade dessas pessoas aos eventos e serviços públicos no município.

A proposta foi feita pela vereadora Isabelle Dias, presente ao evento quando destacou que o serviço “vai acabar com as barreiras de comunicação que a comunidade surda enfrenta diariamente”, disse.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, reforçou que a ação faz parte de uma série de iniciativas da atual administração municipal voltada para diferentes segmentos que estão tendo suas demandas atendidas. “Enviamos para a Câmara projetos de lei que estabelecem Ouvidoria da Assistência Social e entrega de absorventes para jovens de famílias carentes”, anunciou.

  • Paranaguá inaugura a Central de Libras para aumentar a inclusão de deficientes no município, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
  • Paranaguá inaugura a Central de Libras para aumentar a inclusão de deficientes no município, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
  • Paranaguá inaugura a Central de Libras para aumentar a inclusão de deficientes no município, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Ele também anunciou que a Central deve receber o nome de Bruna Pivatto, uma servidora municipal que faleceu há algum tempo, mas que era uma grande defensora da comunidade surda.

A vereadora Isabelle Dias (PSB), que é portadora de deficiência auditiva, relatou ao JB Litoral que é importante garantir a Central para dar acessibilidade aos surdos da cidade. “Vamos criar oportunidade para aqueles que necessitem da língua de sinais. A comunidade não vai precisar ficar clamando a presença de um interprete e muitas vezes não ter. Queria muito agradecer aos vereadores e os secretários que realizaram esse projeto. Estou muito feliz. Essa é uma geração que tem muito empatia e a sanção do prefeito a essa lei é uma grande homenagem a todos aqueles que têm necessidades especiais“, diz a vereadora.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Paranaguá inaugura a Central de Libras para aumentar a inclusão de deficientes no município, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

A secretária de Educação, Tenile Cibele disse que a homenageada Bruna Pivatto merece todo o reconhecimento por sua atuação firme em defesa dos direitos dos portadores de deficiência e que é necessário continuar avançando na inclusão. “A gente sempre se pergunta tem surdos em Paranaguá? Tem surdos no litoral? São só 400. Quantos surdos você conhece? Quantos precisam de atendimento público? Isso para nós é muito forte. Obrigado prefeito e vereadora Isabelle. Sonhamos que em breve as categorias do intérpretes sejam mais valorizados“, disse emocionada.

Os intérpretes que atuarão no espaço estarão prontos para atender as pessoas surdas que se dirigirem ao local precisando fazer uma denúncia, ou precisando de ajuda para explicar a um médico os sintomas de um filho, por exemplo, facilitar a comunicação dentro da escola, violência contra a mulher, entre outras situações que também atingem os surdos. É importante destacar que Paranaguá é uma cidade que possui uma escola bilingue para surdos, o que contribui no atendimento a esta comunidade.

A secretária de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, destacou que se trata de um dia especial para a comunidade. “Temos esse novo equipamento social para atender este importante segmento da nossa comunidade”, finalizou.