Paranaguá inicia no Parajaps com três medalhas


Por Redação JB Litoral Publicado 05/12/2015 às 15h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h13

A cidade de Paranaguá tem uma delegação de 25 atletas participando dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, que está sendo realizado em Curitiba.

O evento começou na sexta-feira (4) e nas competições realizadas no período da manhã Paranaguá já conquistou duas medalhas de ouro. No Atletismo, os atletas Lucas e Michel já garantiram o lugar mais alto do pódio. E o atleta Ronaldo, aluno da Escola Maria Nelly Picanço- Apae, mostrou que Paranaguá é a melhor cidade quando se trata da modalidade de bocha.[tabelas]
“É emocionante ver estes atletas disputando. A gente percebe que o valor da vida é muito maior do que damos no nosso dia-a-dia. Eles são incríveis”, diz entusiasmado o presidente da Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Paranaguá, Darlan Janes de Macedo e Silva.

Ele acompanha a delegação que é formada por professores da Fundesportes e pais de alunos.
“Por motivação do prefeito Edison Kersten, a Fundesportes incentiva a realização de eventos e a participação de atletas de Paranaguá em competições em diferentes locais”, reforçou o presidente.
Entre os atletas que jogam bocha, a maioria é cadeirante e teve paralisia cerebral. Uma das participantes participava das competições colocando a bola em jogo usando a cabeça. Com um equipamento adaptado à cabeça, ela usa uma espécie de cano para empurrar a bola por uma madeira feita para o rolamento.
Nesta tarde de sábado (5), os atletas de Paranaguá ainda estarão competindo nas modalidades de natação e bocha e é, nesta modalidade que Augusto Ávila, que foi escolhido como orgulho paranaense pela RPC, disputa medalhas.

Durante três dias (sexta-feira, sábado e domingo), 1.100 atletas de 34 municípios disputam nas modalidades atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futsal, goalball, golf 7, handebol DI, handebol – cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, vôlei, xadrez.
Nesta edição, o Parajaps conta com a maior participação de paratletas, se mantendo como o principal evento do paradesporto no Paraná.