Paranaguá; pesquisa mostra que 70% dos eleitores não tem candidato para 2016

Somado aos números dos eleitores que disseram votar em branco e nulo, 70,27% dos entrevistados não tem nenhum candidato a prefeito e 69,54% não tem candidato a vereador.

por Redação JB Litoral
03/12/2015 10:00 (Última atualização: 03/12/2015)

NULL

Contratada pelo Jornal dos Bairros, a pesquisa realizada pela Opinião Instituto de Pesquisa, de Curitiba, nos dias 21 e 22 deste mês, mostrou que o eleitor parnanguara está indeciso e desmotivado com as eleições municipais de 2016.

O Instituto realizou uma amostragem em 12 regiões, ouvindo 604 moradores de 57 bairros, localizados na zona urbana, entre eles, eleitores da Ilha dos Valadares e Alexandra.
A estimativa de erro é de 4% e o nível de confiabilidade é de 95% para a média geral da pesquisa. Por critério estatístico, a margem de erro por setor possui estimativas diferentes. Os pesquisadores foram estudantes universitários não residentes na cidade.

Na pesquisa espontânea para prefeito da cidade os números surpreenderam. Levando em conta que falta menos de um ano para os parnanguaras irem às urnas, 31,61% dos entrevistados alegaram estar indecisos enquanto 29,18% não souberam ou não opinaram, mostrando que 60,79% não tem nenhum candidato definido até o momento, apesar de 12 nomes terem anunciado sua pré-candidatura para prefeito em 2016.

Para piorar esta situação, outros 9,48% afirmaram que pretendem anular ou votar em branco no dia da eleição, totalizando 70,27% de parnanguaras que estão sem um nome para prefeito até o momento.

Do total restante, André Pioli (PSC) ficou em 1° lugar, Marcelo Roque (SD) em 2° lugar, Waldir Leite (PSC) em 3° lugar e o prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) em 4° lugar. Juntos, esses nomes somaram 21,5% enquanto que outros candidatos somaram 8,23%. [tabelas]No cenário 1 da pesquisa estimulada, a colocação sofre uma pequena alteração, mantendo Pioli e Marcelo nos 1° e 2°lugares e, desta vez, o prefeito Kersten surgindo em 3°lugar. Na sequência aparecem três atuais vereadores, um ex-prefeito sindicalista, um empresário e outro sindicalista que integra a Intersindical de Paranaguá. Neste cenário, o número de eleitores indecisos, que não sabem em quem votar, não opinaram e que preferem votar branco e nulo foi de 11,36%.

No cenário 2 da pesquisa estimulada envolvendo apenas os três primeiros colocados, a colocação se repete mantendo Pioli e Marcelo nos 1° e 2° lugares e o prefeito Kersten em 3° lugar. Neste cenário, o número de eleitores indecisos, que não sabem em quem votar, não opinaram e que preferem votar branco e nulo saltou para 16,21%.

O índice de rejeição surpreendeu pelo fato dos dois nomes que lideram a pesquisa, Pioli e Marcelo Roque, possuírem o mesmo percentual, 6,98%. O prefeito Kersten obteve um índice de 24,44%, o maior da pesquisa.

Apoio de Beto Richa

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A pesquisa questionou ainda os eleitores se o apoio do governador Beto Richa (PSDB) para algum candidato a prefeito aumentaria, diminuiria ou não alteraria o desejo de votar em alguém. Quase a metade dos pesquisados responderam que diminuiria numa proporção de 47,88%, enquanto que apenas 13,97% dos parnanguaras afirmaram que aumentaria.

A pesquisa espontânea questionou ainda quais os principais problemas da cidade e a grande preocupação dos parnanguaras é com a saúde, numa proporção de 35,16%, seguido por pavimentação (17,21%), segurança (12,72%) limpeza (8,48%), lixo (4,99%), educação (4,74%), saneamento básico (2,74%), infraestrutura (2,49%), esgoto (2 %), emprego (1,75%) e outros (6,73%). Menos de 1% não soube opinar e/ou não opinou.

69% dos eleitores querem renovação na Câmara

A pesquisa também mostrou que os parnanguaras querem renovação na Câmara Municipal e 64,59% não tem um candidato a vereador para votar em 2016. Este percentual, somado aos eleitores que pretendem votar branco e nulo, que é de 3,99%, totaliza 68,58% de parnanguaras que acenam com o desejo de renovação na composição atual da Câmara de Vereadores. Dos atuais vereadores, apenas cinco apareceram na pesquisa. Independente da colocação foram citados Ivan Aparecido Hrescak (PMDB), Marcio Aurelio Vieira da Costa (PRP), Marcus Antonio Elias (PMDB), Eduardo Francisco Costa de Oliveira (PSDB) e Waldir Leite (PSC).

A pesquisa perguntou para os eleitores sobre a importância de renovação na Câmara Municipal. A pergunta do quesito foi a seguinte: para você, qual a importância em votar em um vereador novo (que nunca foi vereador) e renovar a Câmara de Paranaguá?

A soma dos números às respostas de “muito importante” e “importante” chegou a 69,57%, quase o mesmo percentual dos que não tem um candidato a vereador e que pretendem votar branco e nulo, que chegou a 68,58%. Somente 18,7% responderam ser indiferente.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments