Paranaguá tem dia D contra o câncer de mama


Por Redação Publicado 11/10/2021 Atualizado 16/02/2024

Teve início, neste Outubro Rosa, a campanha de conscientização contra o câncer mais diagnosticado no mundo: o de mama. Somente em 2020, foram 2,2 milhões de novos casos, 11% a mais do que em 2019. Até o final de 2021, no Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que a doença atinja 66 mil mulheres. No país, esse é o tipo de câncer que mais mata entre a população feminina. Em Paranaguá, a prefeitura faz um mutirão neste mês para atender a todas.

Na cidade, o chamado Dia D será no sábado, 23, nas Unidades de Saúde. A programação da campanha Outubro Rosa, que você confere abaixo, inclui consultas, exames, palestras e orientações. Todos gratuitos. O câncer de colo de útero também entra na lista de prevenção.

O trabalho tem atenção ainda maior neste ano, já que em 2020 as campanhas municipais de prevenção foram prejudicadas, como lembra a secretária de Saúde de Paranaguá, Lígia de Campos Cordeiro. “A pandemia fez com que houvesse um retrocesso na atenção básica, na atenção primária, que vamos ter que recuperar”.

Para isso, destaca Lígia, a campanha Outubro Rosa terá todas as Unidades Municipais de Saúde abertas no dia 23. “Temos a expectativa de abranger bairros que não fazem parte da estratégia da Saúde da Família. Verificaremos possibilidades destas mulheres irem até as Unidades ou nós mesmos a levarmos para os exames”.

A prevenção é o melhor caminho, reforça a secretária. “Nunca deixe para a última hora, o ideal é fazer preventivo anualmente. Faça o autoexame de mamas e em qualquer situação atípica procure o médico. Não dá para esperar. Vá até a Unidade mais próxima e converse com o profissional de saúde”, orienta. “Seu corpo é o seu templo”.

Diagnóstico precoce

O câncer de mama é uma doença que raramente causa dor, o que dificulta a busca por um diagnóstico precoce. No entanto, quando a descoberta vem cedo e o tratamento é logo iniciado, as oportunidades de cura são grandes. “Quanto antes a mulher tiver o diagnóstico, mais chances de tratamento pode ter. Por isso, é importante o acompanhamento na atenção primária em saúde, mantendo regular seus exames de rotina antes que alcance a necessidade de ser submetida a tratamentos mais complexos, na atenção secundária ou terciária, uma vez que dependendo do avanço da doença se torna mais complexa sua reversão, ou até mesmo impossível”, alerta a diretora da Fundação Municipal da Saúde, Everllin Guiguer.

“Desta forma, é importante o diagnóstico precoce da doença e isso só acontece se a mulher tiver essa consciência e procurar constantemente as Unidades de Saúde para realização dos exames de rotina, como preventivos e exames clínicos”.

Sintomas

Apesar de atingir mulheres de todas as idades, a fase de maior preocupação é depois dos 50 anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou útero precisam ficar ainda mais atentas, e fazer exames regularmente, de preferência todo ano. Obesidade e sedentarismo, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, aumentam os riscos de qualquer doença. Fique atenta a um destes sintomas:

*Nódulo ou caroço indolor na mama;

*Mamilo ou aréola alterados, coçando ou com líquido;

*Seios inchados, vermelhos ou duros;

*Feridas na mama ou mamilo;

*Ínguas nas axilas ou pescoço.

Tratamento

Para tratar o câncer de mama podem ser utilizadas radio, quimio e hormonioterapia, tratamento com anticorpos, cirurgias conservadoras, mastectomias (retirada da mama) e reconstrução mamária. A mulher diagnosticada com câncer – neoplasia maligna – tem o direito legal (lei 12.732/2012) de iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até, no máximo, 60 dias após o laudo. Em geral, ele começa logo depois do diagnóstico.

Integração para desinformação

Para garantir o breve tratamento, Paranaguá realiza o Outubro Rosa com ações integradas entre as secretarias. “Trabalhamos na conscientização acerca da prevenção e diagnóstico precoce, tanto do câncer de mama como também do colo do útero. Em nossos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros Departamentos temos realizado ações como campanhas e palestras, chamando a atenção das pessoas para o tema”, explica a secretária da Assistência Social (SEMAS), Gisele Cristina da Silva.

Ela conta que a desinformação é ainda um obstáculo para muitas mulheres, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social. “Pessoas mais vulneráveis têm naturalmente menos acesso, não só à informação, mas aos serviços públicos em geral, que incluem exames e tratamentos. É bem comum elas não terem recursos para transporte, por exemplo, e isso pode ser um dos impeditivos para busca pelos serviços de saúde. Por isso, as nossas ações têm sido feitas nos CRAS, localizados estrategicamente próximos a territórios vulneráveis. Assim, essa população, que costuma ser acompanhada com os benefícios e inseridas nos projetos e programas socioassistenciais, acabam sendo alcançadas por essas ações”, afirma Gisele.

A secretária reforça a importância do cuidado social com a mulher. “Nós mulheres, pela polivalência, cuidamos de tudo e, às vezes, de muitas coisas ao mesmo tempo, mas nem sempre lembramos de cuidar de nós, de pensar em prevenção. A importância da mulher na sociedade é indiscutível, mas para que essa participação seja efetiva precisamos estar bem, física e emocionalmente. Que possamos nos amar e nos cuidar cada vez mais, pois temos grandes responsabilidades para dias melhores pra todos”.

Informação para prevenção

Para se prevenir, entretanto, é preciso se informar. “A conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para reduzir o número de óbitos causados pela doença. Uma mulher informada, que sabe que a chance de sucesso de um tratamento precoce pode chegar a 95%, não pensa duas vezes antes de fazer o autoexame. Minha mãe é essa mulher e sou muito grata aos veículos de comunicação que fizeram essa informação chegar até ela 13 anos atrás”, revela Camila Roque, secretária de Comunicação de Paranaguá.

Ela destaca que as campanhas informativas são realizadas anualmente e que informação e diagnóstico precoce andam lado a lado. “Por isso, a nossa dedicação especial a este mês. Desejamos que todas as mulheres parnanguaras sejam sensibilizadas e procurem uma unidade de saúde para realizar o exame preventivo”.

Por sua vez, a secretária de Governo, Luciana Costa, destaca a integração das secretarias municipais nesta ação. “Estamos num dos meses mais importantes do ano para as mulheres, pois é um mês de conscientização, de reflexão, de prevenção. A integração das secretarias tem papel fundamental neste período em que a mulher deve se olhar melhor, se tocar, se sentir e se prevenir desta doença que acomete tantas mulheres anualmente e que sabemos que a prevenção é o melhor caminho”, aponta a secretária.

Luciana enfatiza ainda a força da mulher e sua representatividade na gestão municipal, composta por nove mulheres à frente de cargos de chefia – entre secretárias, diretoras e presidentes. “Tenho orgulho de fazer parte desta equipe de mulheres, que, ao mesmo tempo em que são sensíveis, são tão fortes e jamais esmorecem. Grandes mulheres, cheias de ideias, de criatividade, de vontade; todas com muita garra e determinação para trabalhar”.

Programação Outubro Rosa

JARDIM IGUAÇU – Haverá coleta do preventivo e solicitações de mamografias todas as quintas-feiras das 9h às 17h, durante todo o mês de outubro. Serão realizadas orientações sobre como prevenir o câncer do colo do útero e câncer de mama, na sala de espera. No Dia D (23), ocorrerá mutirão de preventivo e mamografia, com sorteio de brindes. 


ALEXANDRA – Haverá coleta de preventivo e solicitações de mamografias todas as terças-feiras das 9h às 17h, durante todo o mês de outubro. Serão realizadas orientações sobre câncer do colo do útero e de mama, na sala de espera. No dia D (23), será realizado mutirão de preventivo e mamografia, com sorteio de brindes. 
 
VILA DIVINEIA – Todas as quartas-feiras de outubro, haverá coleta e solicitação de mamografia, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Serão repassadas, no momento da espera, orientações sobre câncer de colo de útero e de mama.
 
CAIC – Todas as sextas-feiras de outubro ocorrerá coleta e solicitação de mamografia, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. No momento da espera, serão transmitidas orientações sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama.
 
VILA GUARANI – Fará coleta de preventivo e solicitações de mamografias todas as quintas-feiras de outubro, das 9h às 17h. Haverá o momento de orientações sobre como prevenir o câncer do colo do útero e de mama, na sala de espera, além de sorteio de brindes.


SERRARIA DO ROCHA – No Dia D serão realizadas as palestras: “A importância do diagnóstico precoce” e “Mitos e tabus em relação ao câncer de mama”. Também serão abordados temas como a importância da boa alimentação e prática de atividade física. Haverá coleta de preventivos, solicitação de mamografias e distribuição de máscaras rosas.

 
JARDIM ARAÇÁ – Todas as quartas-feiras do mês de outubro serão feitas coletas de preventivo e solicitações de mamografias, das 9h às 16h30. Serão realizadas orientações, palestras e, também, sorteio de brindes.
 
VILA GARCIA – Serão feitas coletas do preventivo e solicitações de mamografias no dia 5 de outubro, das 9h às 17h, e orientações sobre como prevenir o câncer do colo do útero e de mama, na sala de espera.

 
ENCANTADAS / ILHA DO MEL – Palestras: “A importância do diagnóstico precoce” e “Mitos e tabus em relação ao câncer de mama”. Serão feitas coletas de preventivos no Dia D (23) e durante todo o mês, com cronograma de visitas às comunidades. Haverá, ainda, solicitação de mamografias.

 
NOVA BRASÍLIA / ILHA DO MEL – Palestras: “A importância do diagnóstico precoce” e “Mitos e tabus em relação ao câncer de mama”. Serão feitas coletas de preventivos no Dia D (23) e, durante todo o mês, haverá cronograma de visitas às comunidades, assim como, solicitação de mamografias. Empresas e pousadas disponibilizarão uma hora para cada funcionária ir até a Unidade de Saúde realizar a coleta do seu preventivo.

 
VILA DO POVO – As quintas-feiras, do mês de outubro, estarão voltadas para coleta de exames preventivos de colo uterino e exame clínico das mamas. Caso necessário, haverá agendamento para mais coletas em outros dias da semana. No Dia D (23) serão realizadas coletas, solicitações de mamografias, além de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Haverá ainda palestra e sorteios de brindes, como tratamentos de beleza e estética.
 
EMIR ROTH na Ilha dos Valadares – Durante todo o mês de outubro, das 9h às 16h30h, serão realizadas coletas de preventivos, exame clínico das mamas, com solicitações de mamografias todas as segundas e terças-feiras. No Dia D (23) ocorrerá mutirão de preventivos e solicitações de mamografia o dia todo, além de sorteios de brindes, coffee break e vídeos sobre prevenção do câncer do colo de útero e de mama, na sala de espera. Neste dia, também serão realizados, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.