Parceria entre Paranaguá e UFPR de Matinhos garante ônibus gratuito a universitários em vulnerabilidade social


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/04/2022 Atualizado 17/02/2024

Mesmo com a expansão das políticas de inclusão, com bolsas de estudo, Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (SISU), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entre outros, o acesso ao ensino superior ainda está restrito a uma pequena parcela da população. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em 2019, um levantamento demonstrando que somente cerca de 20% dos brasileiros, entre 25 e 34 anos, possui um diploma de nível superior.

O mesmo estudo mostrava que a maior parte dos ingressantes pertencem à população com maior poder econômico, e apenas 5% dos estudantes faziam parte da população menos privilegiada. O acesso à educação superior no Brasil é historicamente limitado a membros pertencentes às classes mais ricas e, mesmo que pessoas em situação de vulnerabilidade consigam ingressar na faculdade, a permanência no ensino superior não é uma tarefa fácil.

Há diversos motivos que explicam a dificuldade de se manter na faculdade, como: limitações financeiras, questões culturais, dificuldade de transporte, entre outros. Buscando auxiliar no problema, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Litoral, em março. A parceria atenderá à comunidade acadêmica com transporte gratuito aos universitários em vulnerabilidade social.

Cerca de 30 estudantes da UFPR que realizam os cursos em Matinhos, à noite, terão à disposição um ônibus escolar. “Com isso, os alunos do período noturno não precisarão mais pagar a passagem do ônibus intermunicipal”, diz Marcelo.

Ônibus exclusivo

O ônibus foi adquirido com recursos próprios do Município, exclusivamente para a prestação do benefício, a partir de uma emenda do ex-vereador Marcus Antonio Elias Roque (Podemos) e indicação da vereadora Vandecy Dutra (PP). O acordo vale pelos próximos dois anos e foi viabilizado por intermédio da secretaria municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

A princípio, estamos disponibilizando um ônibus para 30 acadêmicos do período noturno. O cadastramento desses alunos fica a cargo da Universidade, que selecionará aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, todo e qualquer estudante que tenha interesse, deve procurar a UFPR Matinhos para realizar o cadastro”, explica a secretária de Educação, Tenile Xavier.

Ela destaca que a intenção da Semedi é garantir a oportunidade de os acadêmicos concluírem o curso superior. “Sabemos que o acesso ao ensino superior é a realização de um sonho e, muitas vezes, concluir o curso se torna dificultoso, seja por conta da questão financeira, do transporte, de conciliar trabalho e estudos, entre outros. A prefeitura está buscando garantir que estas pessoas com maiores dificuldades concluam a graduação, e que a locomoção de Paranaguá a Matinhos não seja mais um problema”, diz.

UFPR Matinhos

Na Universidade Federal do Paraná, campus Matinhos, são disponibilizados 14 cursos de graduação. Por meio do acordo, UFPR e prefeitura também serão parceiras no desenvolvimento de atividades integradas, seja pela prática da extensão com projetos de aprendizagem e campos de estágio, ou desenvolvimento de atividades de interesse da coletividade do município e da comunidade acadêmica.

A diretora da UFPR Litoral, Elisiani Vitória Tiepolo, fala a respeito do benefício. “Até o dia 30, ficou disponível um formulário aos interessados e, a partir dele, uma lista dos contemplados será divulgada nesta semana, junto com as orientações para que seja feita uma carteirinha que autorizará o embarque. O transporte iniciará apenas depois que essa primeira fase de divulgação da listagem e cadastramento for finalizada, e todos os passos estão sendo divulgados nos canais oficiais da UFPR Litoral (site, Facebook e Instagram)”, conclui.