Pediatras do Hospital Pequeno Príncipe começam a atender via teleconsulta em Paranaguá


Por Denise Becker Publicado 18/08/2022 às 16h07 Atualizado 17/02/2024 às 15h24

Paranaguá será a primeira cidade do Paraná a contar com serviço de telemedicina do Hospital Pequeno Príncipe (HPP). O prefeito Marcelo Roque (Podemos) firmou convênio com a instituição nesta terça-feira (16), em Curitiba. Com a proposta, o atendimento pediátrico no município terá um avanço com o uso da tecnologia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, consultada pelo JB Litoral, 15% das crianças usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), em Paranaguá, serão beneficiadas com o serviço. A secretária da pasta, Ligia Regina de Campos Cordeiro, considera um avanço para a cidade: “como ocorreu com a conquista da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner, este é mais um passo importante para a saúde da população em Paranaguá, desta vez voltado ao atendimento pediátrico. Parcerias como essa são sempre importantes e nos deixam felizes em proporcionar qualidade em saúde à população”, declara.

O modelo de atendimento via telemedicina ganhou maior expressão a partir da pandemia, devido o período de isolamento obrigatório e alta de casos de Covid-19. O objetivo inicial era justamente qualificar o atendimento e oferecer segurança às pessoas diante de uma alta demanda de internações e pacientes doentes.

O teleatendimento é um modelo de consulta médica regulamentada, com sua prática autorizada pelo Ministério da Saúde. A portaria, que regulamenta o programa Telessaúde Brasil, foi assinada no dia 2 de junho pelo Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, e estabelece critérios, normas e parâmetros para os atendimentos por meio da tecnologia da informação, seguindo as diretrizes de órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Além da telemedicina, o prefeito Marcelo Roque anunciou, em nota, a intenção de receber um ambulatório do HPP na cidade. “O nosso anseio em oferecer um atendimento de qualidade para as nossas crianças ganha reforço com a chegada dos profissionais do Pequeno Príncipe. Paralelo a isso, recebemos a proposta em receber um ambulatório do Hospital em Paranaguá, assim como a Unidade Avançada do Erasto Gaertner”, disse.

A secretária de Saúde informou que esse ambulatório será referência para as especialidades pediátricas, de acordo com a demanda após o diagnóstico inicial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Haverá presencialmente especialistas pediatras do Hospital Pequeno Príncipe, atendendo a quem for encaminhado. A procura não será espontânea e sim referenciada”, explicou.

A parceria firmada foi comemorada pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, que afirma ser “uma alegria atender as crianças de Paranaguá. O conhecimento que o Pequeno Príncipe tem será útil também à distância”. Ele explica que o profissional de saúde terá recursos para realizar um exame em dispositivo qualificado, que na sequência segue para uma plataforma e um médico do HPP poderá interagir com o profissional de Paranaguá.

Como funciona

No Hospital Pequeno Príncipe a teleconsulta é realizada mediante cadastro no site da instituição, onde existe uma área designada para esse modelo específico de atendimento. É por meio dessa plataforma do HPP que os pacientes e responsáveis pela criança recebem orientações, esclarecem dúvidas, renovam prescrições de medicamentos, entre outros. Funciona como uma triagem para que os profissionais de saúde façam um diagnóstico preliminar, avaliando a indicação do tratamento domiciliar ou presencial.

Após a teleconsulta, os pais ou responsáveis pelo paciente receberão por e-mail o relatório da consulta, as receitas e os atestados assinados digitalmente pelo médico.

No caso dos teleatendimentos que serão realizados em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde informa que os serviços ofertados serão de diagnóstico integrado e tratamento. A rede do SUS do Município se beneficia se apropriando da tecnologia a qual estará exposta.

Teleconsulta em Paranaguá

Até o momento, consta no site da Prefeitura o atendimento via telemedicina na Unidade Básica de Saúde Maria Vargas Batista, no Porto Seguro. “Os serviços iniciam ainda nesta semana e em breve serão expandidos para todos os postos de saúde de Paranaguá”.