Pela primeira vez em Paranaguá, Escola do Teatro Bolshoi encantou o público com duas apresentações


Por Redação Publicado 31/07/2022 Atualizado 17/02/2024

As comemorações do aniversário de Paranaguá tiveram um brilho diferente este ano. Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, a Cidade Mãe do Paraná comemorou seu aniversário e recebeu, de forma inédita, o espetáculo de Gala da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Foram duas apresentações, na última sexta-feira (29), que lotaram o Teatro Rachel Costa. Os ingressos gratuitos, esgotados com dias de antecedência, já eram uma prévia da expectativa pelo espetáculo, a qual foi correspondida durante as fascinantes performances dos bailarinos, cujas apresentações foram promovidas pela Cattalini Terminais Marítimos, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá.

Para possibilitar o acesso de todos ao espetáculo, que trouxe trechos de balés clássicos, como Dom Quixote, O Quebra-Nozes e As Chamas de Paris, dos mil ingressos disponibilizados, 300 foram destinados ao público em geral; 200 para as escolas públicas da cidade; 300 para os funcionários da Cattalini; e 200 para instituições assistenciais, a exemplo do Asilo São Vicente de Paulo, Lar dos Idosos Perseverança e associações de bairros.


EXPECTATIVA PARA PEQUENOS BAILARINOS


O controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, falou sobre a alegria de trazer o evento para a cidade e a possibilidade de pequenos parnanguaras serem selecionados para a formação de uma das escolas de balé mais renomadas do mundo. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Escola de Teatro Bolshoi, de Joinville [única filial do Bolshoi no Brasil]. Também porque estamos colaborando com o retorno da cultura. Junto com a Prefeitura, a partir de setembro, teremos uma seleção de alunos das escolas públicas para quem sabe, uma dessas crianças consiga uma bolsa para estudar na Escola de Balé Bolshoi, em Joinville”, disse Fábio Martins Jorge.

A parceria da Cattalini com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se deu por meio do Programa de Sustentabilidade da empresa, que está patrocinando as inscrições de estudantes da rede pública de Paranaguá no processo seletivo para ingresso de novos alunos na instituição, para o ano que vem. O processo começou em 13 de julho e vai até 23 de setembro. A audição acontecerá no Teatro Rachel Costa, em 26 de setembro, às 11h, 14h30 e 15h30.

OITO ANOS DE FORMAÇÃO


Letícia Vitti, relações institucionais da Escola de Teatro Bolshoi, comemorou a oportunidade de o balé se apresentar em Paranaguá e ressaltou a importância da formação dos bailarinos, que se dá por meio de bolsas que custeiam toda a formação, com duração de oito anos. “Bolshoi são coreografias de balé clássico de repertório contemporâneo. Ele foi apresentado por bailarinos da Companhia da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, formados pela escola e que hoje a representam dentro da companhia. É muito gratificante. Agradecemos à Prefeitura pelo apoio na realização do projeto, à Cattalini Terminais Marítimos pela parceria com o projeto e por poder proporcionar esse presente no aniversário de Paranaguá“, finalizou.

ATENÇÃO ÀS IDADES


Para a pré-seleção, só podem se inscrever meninos nascidos de 2011 a 2013 e meninas nascidas de 2012 a 2013. Para os alunos da rede pública, a Cattalini patrocina a inscrição e será gratuita a eles. Já as crianças da rede particular e de outras cidades próximas, que quiserem participar da seleção, terão que pagar o valor de R$ 25 pela inscrição.