Pela primeira vez, GM usa Porto de Paranaguá para exportar veículos fabricados no Rio Grande do Sul


Por Diogo Monteiro Publicado 22/07/2022 Atualizado 17/02/2024

A General Motors (GM), principal montadora estadunidense de automóveis, realizou, na quarta-feira (20), o embarque de 1.385 carros do modelo Ônix, fabricados em Gravataí (RS), pelo Porto de Paranaguá com destino ao porto de Cartagena, na Colômbia. A fábrica geralmente utiliza o Porto de Rio Grande (RS) para a exportação, mas, desta vez, enviou 30 caminhões cegonhas para o Dom Pedro II.

Em Paranaguá, a operação durou pouco mais de 6h e foi realizada pela Marcon Logística Portuária, principal operadora de veículos no porto paranaense em parceria com a empresa Nexus. Patrick Ferreira Tavares, diretor comercial da empresa, explicou ao JB Litoral que, devido à falta de contêineres no mercado, está diminuindo o espaço para veículos nos navios. “Em função das novas rotas aliada à falta de contêineres, os navios RO-RO estão transportando outros produtos como madeira, feijão e açúcar e, com isso, vai faltando espaço para os veículos. Nesse caso da GM, como o Porto de Paranaguá tem mais escalas para o transporte, acabou despertando o interesse na fábrica”, destacou.

Outro ponto informado pelo diretor comercial é que a operação feita em Paranaguá é reconhecida por ser eficiente e com risco reduzido de acidentes, pois os motoristas, estivadores e arrumadores passam frequentemente por capacitações junto às montadoras. “Nós organizamos treinamentos junto às montadoras para que o veículo seja retirado do caminhão cegonha, armazenado no pátio de forma correta até que eles sejam embarcados”, afirmou.

Com o objetivo de se tornar um dos maiores exportadores de produtos agrícolas, o Porto de Paranaguá calcula mais de R$ 2 bilhões em investimentos para os próximos dez anos. Além disso, um novo terminal de veículos deverá ficar pronto nos próximos meses, com capacidade de receber mais 4 mil veículos. Atualmente são exportados pelo porto parnanguara os veículos da Renault do Paraná e Volkswagen. Com a ampliação, será possível receber até 120 mil veículos a mais por ano.

De acordo com o portal Info Money, o diretor-presidente da Portos do Paraná Fernando Garcia afirmou que os novos investimentos, assim que inaugurados, irão reduzir de 12 para 6 horas o tempo de espera no embarque de veículos pelo porto. “Já conseguimos oferecer menor tempo de espera se comparado a terminais mais movimentados do País. Vamos reduzir ainda mais esse tempo”, prometeu Garcia.