Política

Péricles, Veneri e Vanhoni participam do 3º Encontro de Dirigentes do PT

Por Redação JB Litoral
26/06/2014 00:00 |
Atualizado em 00:00

Militantes e lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) das sete cidades do litoral participaram do 3º e último Encontro Regional de Formação para Dirigentes, realizado pelo Diretório Municipal do PT de Paranaguá, juntamente com os diretórios dos demais municípios do litoral no antigo Clube Nordestino em Paranaguá.

O evento contou com a participação dos deputados estaduais do partido, Péricles de Mello e Tadeu Veneri e do deputado federal Ângelo Vanhoni, além da Secretária de Mulheres de Curitiba, Roseli Isidoro e de Vanda Santana  do Coletivo de Formação Política do Diretório Estadual do PT. O vereador antoninense Antonio Yukiyoshi Osaki, o Tiba do DEM, participou do evento, acompanhado da esposa Rozane Osaki, que entregou ao deputado federal Angelo Vanhoni, uma cesta com produtos da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina (Aspran).

O encontro faz parte de um projeto da Secretaria Estadual de Formação Política do PT do Paraná e tem como foco a organização partidária, depois de definidos os diretórios municipais após o Processo de Eleição Direta (PED) realizado no ano passado em todo país. O encontro que foi dividido em três etapas realizou a primeira no dia 5 de abril, em Matinhos com a participação de aproximadamente 80 lideranças e encerrará no dia 7 de junho em Paranaguá. A segunda começou as 9 e se estendeu até quase ás14 horas, com um intervalo para um café colonial. Entre os palestrantes, já estiveram presentes nos encontros, a Secretária da Secretaria Estadual de Mulheres do PT, Antonia Passos de Araújo – a Toninha do PT,Carlinhos coordenador do Coletivo Estadual de Combate ao Racismo, Almira do mesmo setorial e Emar, Secretário da Secretária Estadual da Juventude do PT do Paraná.

O curso é promovido pelo Coletivo de Formação Política do Diretório Estadual, que tem dois membros do Litoral: Vanda Santana (Antonina) e Guilherme Zavataro (Guaratuba). Os dois trabalham em conjunto com as comissões executivas municipais e principalmente com as secretarias municipais de formação.

Além da qualificação dos dirigentes e militantes, a intenção do encontro é integrar os diretórios municipais e as propostas e lutas na região. Na sua palestra Roseli Isidoro falou das conquistas da Secretaria da Mulher desde sua formação em Curitiba e das vantagens aos municípios que instituem a secretaria em suas administrações, tendo como as principais, a captação de recursos do Governo Federal, através do Ministério da Mulher e a redução no índice de violência contra a mulher. Segundo Roseli, em Curitiba, a ação da Secretária evitou que sete mulheres fossem assassinadas no ano passado. Os deputados estaduais, por sua vez, falaram da onda de ódio ao PT que partidos opositores estão disseminando nas redes sociais e nas ruas das cidades do país, no sentido de dificultar a continuidade das políticas sociais que o Governo Federal vem desenvolvendo para as classes sociais mais baixas. O deputado Ângelo Vanhoni destacou a fragilidade destes discursos, diante da transformação que o partido promoveu no país, retirando da miserabilidade mais de 11 milhões de pessoas com o Programa Bolsa Família. Disse ainda dos avanços na educação e admitiu que o partido não é perfeito, ainda sim é a melhor opção que o eleitor terá em outubro. Após o encontro as lideranças reuniram-se para decidir a estratégia de campanha da pré-candidata ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann e da presidente Dilma Rousseff.