Pesquisa mostra que JB lidera informação política em Antonina

Jornal dos Bairros é o segundo veículo de comunicação mais lembrado pelos antoninenses, ficando atrás apenas da RPC TV

por Redação JB Litoral
19/08/2015 12:00 (Última atualização: 19/08/2015)

NULL

Com o objetivo de levantar os primeiros números da corrida eleitoral na cidade de Antonina, a empresa Opinião Instituto de Pesquisa, de Curitiba, nos dias 25 e 26 do mês passado ouviu a opinião de 600 eleitores com idade acima dos 16 anos, sobre os pré-candidatos à eleição municipal de 2016, levando em conta seus perfis, índice de rejeição e características acerca do que se espera de cada um deles. Nesta consulta, o Instituto de Pesquisa também fez o levantamento sobre os veículos de comunicação que atuam na cidade afim de identificar onde o antoninense busca informação sobre a política da cidade. 

Os números mostraram que a televisão ainda é o veículo mais usado para busca de notícias sobre assuntos políticos com 81,4% e a Rede Paranaense de Televisão (RPC), através do Paraná TV, ficou em primeiro lugar, enquanto que as outras emissoras somaram 7,2%. Por sua vez, o segundo veículo de comunicação mais usado para informação foi o jornal e, neste ponto, o Jornal dos Bairros lidera com muita vantagem sobre todos os demais que circulam na cidade, inclusive os jornais da capital, como Gazeta do Povo e Tribuna. O JB alcançou o incrível índice de 68,8% em toda a população, o que significa que mais de 13 mil pessoas leem o JB, levando em conta a população de 19.414, informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014.

O jornal impresso alcançou o incrível índice de 68,8% em toda a população, o que significa que mais de 13 mil pessoas leem o JB.Os demais jornais, juntos, somaram 25% e o restante não soube ou não quis opinar.
A terceira ferramenta de comunicação mais buscada pelos antoninenses para saber das informações políticas foram os sites ou portais de notícias, com liderança absoluta do Facebook, que alcançou a marca de 53,2% contra 22,1% daqueles que não souberam ou não quiseram opinar. A comunidade “Fala Antonina” do Facebook também apareceu na pesquisa com 3,9% dos entrevistados, ficando à frente do portal da Rede Globo. O portal do JB (jblitoral.com.br) também apareceu na pesquisa com 1,3% dos entrevistados. O que mostra que além da edição impressa, que ficou em primeiro lugar entre os jornais, a edição virtual também é bastante acessada na cidade.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O rádio foi o último veículo de comunicação que os antoninenses disseram usar para saber das informações políticas com um índice de 41,8% das respostas dos entrevistados. Neste ponto, a rádio Antoninense ficou em 1° lugar com 41,8% contra 39,1% da rádio Serra do Mar.

Vale destacar que no ano passado a Câmara Municipal, através dos vereadores Jackson Clayton de Paula Silva (DEM) e Odileno Garcia Toledo (PSD), apresentaram e os vereadores aprovaram por unanimidade, o título de Honra ao Mérito ao Jornal dos Bairros, pelo trabalho de informação que vem sendo feito na cidade desde 2012.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments