PM divulga resultados da Operação Réveillon no litoral

por Redação JB Litoral
01/01/2021 19:12 (Última atualização: 01/01/2021)

Fotos: Divulgação/PMPR

A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira, dia 1º, o resultado da Operação Réveillon realizada no litoral paranaense. A ação teve início com o reforço do policiamento na região, com a chegada da Operação Verão Consciente e das festividades de fim de ano.

Conforme as informações da PM, devido a flexibilização do decreto em vigor, relacionado ao combate à pandemia do Coronavírus, para o feriado do Réveillon, a Instituição focou sua forma de atuação em orientar e conscientizar o público em atender às medidas de prevenção como o uso de máscaras e evitar aglomerações.

O capitão Anderson Couto de Moraes, comandante da Subárea I (Pontal do Paraná) ressaltou que, “acima de tudo a tropa está orientada a agir com bom senso, agir de maneira a orientar os veranistas a não se aglomerarem porque as medidas sanitárias permanecem em vigor. Então esse é o nosso foco principal: orientar. E o bom senso e muito tato no trato com os veranistas.”

Com o objetivo de proporcionar mais segurança às pessoas que frequentam as praias paranaenses e um fim de ano tranquilo, a Polícia Militar aplicou um efetivo de mais de 400 policiais, nas três subáreas (Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba).

As unidades especializadas da corporação: Cavalaria, BOPE (Batalhão de Operações Especiais), BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária), BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental), BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, além da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e Patrulha Costeira (pertencentes ao 9º Batalhão), prestaram apoio ao policiamento neste feriado de Ano Novo.

O capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, comandante da Subárea II (Matinhos), ressaltou a aplicação do efetivo. “A gente está utilizando nesse momento toda a nossa força, todo o nosso efetivo disponível e o nosso esforço é total no sentido de garantir a segurança das pessoas, de garantir que quem veio à praia, ao litoral, pudesse passar um Ano Novo tranquilo e seguro.”

O movimento no litoral foi consideravelmente inferior ao registrado no mesmo período de 2019/2020. De acordo com dados da Seção de Planejamento e Estatística da Operação Verão Consciente, houve uma redução de mais de 36% no número de ocorrências. Destacando a diminuição de 88% nos índices de furto, 54% nas ocorrências de violência doméstica e 35% relacionados à perturbação do sossego.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

RESULTADOS

Durante a operação foram lavrados 32 Termos Circunstanciados, destes nove referentes à Perturbação Sossego/tranquilidade; 15 detidos; mais de 500 pessoas foram abordadas; cerca de 0,5 kg de drogas apreendidas e cinco acidentes de trânsito registrados, representando uma redução de 78% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Estes dados reforçam a atuação da Polícia Militar durante a Operação Réveillon, como afirmou o capitão March Jeferson de Mello Serpa, comandante da Subárea III (Guaratuba). “A Polícia Militar estava preparada, nós não tivemos ocorrências de maior gravidade, houve poucas situações em que os policiais tiveram que intervir, mas todas sem gravidade. O balanço é positivo, nós orientamos bastante, com relação ao uso da máscara principalmente, sempre pautados pelo bom senso, e a própria comunidade colaborou com o serviço da Polícia Militar e as orientações foram sendo acatadas”, destacou.

PM divulga resultados da Operação Réveillon no litoral 2

*VERÃO CONSCIENTE*

A operação Verão Consciente conta com reforço do efetivo em todo o litoral do Estado, realizando policiamento por meio de viaturas auto, motocicletas, módulos móveis, bicicletas e hipomóveis, além do apoio das unidades especializadas da Polícia Militar.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments