Uma pessoa foi assassinada a cada 2 dias no litoral, aponta balanço da PM


Por Gabriel Santos Publicado 20/01/2022 Atualizado 17/02/2024
Ações da PM seguem até o final de março.

A Operação Verão Paraná – Viva a Vida completou 1 mês de atividade, na última terça-feira (18), o balanço das ações da Polícia Militar foi apresentado, nesta quinta-feira (20), em uma coletiva de imprensa. Iniciada no fim de 2021, o Governo do Paraná investiu R$ 60 milhões nas áreas de segurança, meio ambiente, saúde e trânsito para propiciar o bem estar dos moradores e veranistas até o mês de março.

Entre os resultados percebidos pelas equipes, estão a redução de 92% de roubos durante a operação, porém, houve aumento na apreensão de drogas. Mas os dados referentes aos homicídios, nos últimos 30 dias, mostra como o Litoral continua violento, a cada 48 horas, uma pessoa é assassinada.

Perguntado sobre o número de mortes violentas, o coronel, Renato de Oliveira Ribas Filho, explica que os casos são referentes ao tráfico de drogas. “O número de homicídios registrados é o mesmo do ano passado e eles estão ligados com as pessoas que ligadas ao narcotráfico. Fizemos ações preparatórias para tirar os traficantes de circulação, especialmente em Matinhos e Paranaguá, as operações continuarão até o Carnaval”, explica o comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná.

A Operação Verão também levanta outros problemas, ao ser questionado a respeito das reclamações sobre número do 190 direcionar as chamadas para Curitiba. O coronel comentou que, por questão de economia, os atendimentos são concentrados, mas não comprometem a ação. A companhia recomenda baixarem o aplicativo 190, no qual é utilizado o sistema de georreferenciamento, quando recebem a denúncia, os policiais se deslocam até o local com agilidade.

“É seguido um protocolo único nos atendimentos, o que não traz prejuízo no despacho das ocorrências Recomendamos que a população use o aplicativo, porque os smartphones criam uma maneira ágil de comunicação. O sistema de georreferenciamento é muito prático e exato na hora em que a viatura atende o pedido de socorro”, comenta o coronel.

Assista a live completa realizada pelo repórter Diogo Monteiro: