Polícia Militar e Guardas Municipais evitam invasão de área no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 24/04/2021 Atualizado 16/02/2024

Na manhã deste sábado (24) uma tentativa de invasão de área em uma propriedade particular foi reprimida no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná. A ação foi realizada pela Polícia Militar, em conjunto com guardas civis municipais locais e das cidades de Matinhos e Paranaguá.

Por volta das 6 horas da manhã, os agentes chegaram ao local, onde ocorria o início de invasão do terreno.
Com estacas e lonas, os invasores delimitavam o local, mas foram impedidos pela polícia. Conforme relatos feitos pelas redes sociais, leitores do JB Litoral disseram que a polícia utilizou tiros de borracha e gás lacrimogênio, para afastar as pessoas e coibir a invasão.

Conforme as imagens enviadas ao JB Litoral, é possível ver que haviam dezenas de pessoas no local, inclusive crianças. De acordo com o comandante da operação, capitão Aparecido da PM, a ocupação foi feita de forma organizada e haviam, no momento da retiradas das pessoas, diversos lotes divididos e alguns sendo demarcados.

A ação resultou na prisão de dois líderes deste movimento, que foram encaminhados para delegacia de Pontal do Paraná. Segundo o comandante, as pessoas envolvidas eram quase que exclusivamente do próprio município. O local, que é de propriedade particular, não possui cercas ou muros, o que favoreceu a entrada.

“Essa não é a solução”, diz prefeito sobre invasão

O prefeito de Pontal, Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, que acompanhou o trabalho feito pela Polícia Militar de recuperação da área, usou as redes sociais para condenar a tentativa de invasão.

Essa não é a solução”, postou o prefeito, ressaltando que é preciso conter as invasões tanto pública como privada no município. “Essa semana (passada) tivemos uma reunião para tratar de construção de casas populares e regularização fundiária. Mas não é dessa forma, dessas ocupações, que vamos resolver o problema habitacional aqui em Pontal. Contem com a gente, contem com o município, Poder Executivo para gente poder dar o suporte necessário para conter essas ocupações e, nesse ano, teremos novidades na questão habitacional e fundiária em Pontal”, disse o prefeito.