Polícia Militar faz reunião de avaliação do Verão Consciente

por Redação JB Litoral
03/02/2021 11:44 (Última atualização: 03/02/2021)

Coordenador do Verão Consciente pela PM, coronel Rui Noé Barroso Torres

Na terça-feira, 2, oficiais de unidades especializadas e das Subáreas da Polícia Militar, atuantes pelo Verão Consciente 2020/202 no litoral paranaense se reuniram, para avaliar os trabalhos feitos desde o início da temporada. De acordo com as informações divulgadas no site da PMPR, dados de criminalidade, atividades sociais e aproximação com a comunidade foram apresentados durante o encontro. A reunião foi no auditório da Prefeitura de Pontal do Paraná, no balneário de Praia de Leste.

Segundo o comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) e coordenador do Verão Consciente pela PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, a integração entre as equipes policiais de diferentes unidades tem sido essencial para os resultados obtidos. “Vemos que o trabalho integrado entre as subáreas com as tropas especializadas realmente funciona bem e quem ganha com isso é a Polícia Militar e a sociedade, que recebe um serviço de melhor qualidade”, disse.

Os comandantes das subáreas que atendem os municípios do litoral explanaram sobre as modalidades de policiamento para prevenção a crimes aplicados desde o começo da temporada. As ações de maior destaque são a interação com a comunidade e as operações policiais de cunho preventivo, como a operação Vida.

Dentro das atividades desempenhadas, houve apoio à Operação Enem no domingo dia 27 de janeiro. As equipes de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM) e do Verão Consciente fizeram a escolta das provas de Curitiba ao Litoral, e houve policiamento fixo nnos locais de prova até a saída completa dos candidatos. Os dados estatísticos das subáreas serão divulgados nos próximos dias.

O balanço do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) é de 112 missões cumpridas até agora, sendo 92 voos pela vida, 20 atividades policiais e 39 vítimas atendidas. Desde o início da temporada, 22 pacientes foram transportados para receber atendimento médico em unidades hospitalares.

Já o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) registrou 4.048 notificações de trânsito, 790 veículos e 1.523 pessoas abordadas durante blitzes e operações nos sete municípios do Litoral desde o dia 19 de dezembro até o fim de janeiro. Também houve a lavratura de 155 notificações por embriaguez ao volante e recusa ao teste etilométrico, e 12 encaminhamentos de motoristas embriagados com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nas rodovias estaduais, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) está com as equipes de Operações com Cães para fazer abordagens a veículos nos acessos ao Litoral, o que resultou na apreensão de drogas. A fiscalização de trânsito resultou na lavratura de 1.604 Autos de Infração de Trânsito e de 1.093 imagens de radar. Também houve encaminhamento de nove pessoas e quatro encaminhamentos por embriaguez ao volante.

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) está promovendo reforços aos finais de semana, em apoio ao efetivo regular do Verão Consciente. O trabalho está sendo desenvolvido pelas equipes da Companhia de Choque, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e pela Companhia de Operações com Cães (COC) e já apresentou diversos resultados.

Desde o início do verão até agora, estas equipes atenderam oito ocorrências e apreenderam uma arma de fogo. Somente com a aplicação dos cães do BOPE, 89 varreduras a bagagens foram feitas, e 1.080 pessoas e 61 veículos abordados, com a apreensão de 5,7 quilos de maconha e de 300 gramas de haxixe, além de porções menores de crack e cocaína.

Na área ambiental, a 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) recebeu 151 denúncias, lavrou 37 Autos de Infração Ambiental e apreendeu três armas de fogo, sendo que 32 pessoas acabaram encaminhadas desde o início do Verão Consciente até o fim de janeiro. As equipes apreenderam ainda 460 metros de redes de pesca e localizaram 9,365 hectares de mata destruída, além de 28 metros cúbicos de lenha cortada ilegalmente.

No meio urbano, as equipes de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM) auxiliaram o trabalho ostensivo e o combate a crimes, o que resultou no encaminhamento de 275 pessoas, na lavratura de 211 Termos Circunstanciados e na apreensão de porções de maconha, crack e cocaína. Em duas situações, foram apreendidas duas armas de fogo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments