Força Verde prende suspeito de pesca ilegal de robalo em Matinhos, após denúncia


Por Redação

Através de denúncia, policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental prenderam, na manhã de quarta-feira, 21, um homem por pesca ilegal de robalo em Matinhos. Tudo começou com informações no telefone 181 relatando prática de pesca de arrasto de robalo, configurando crime pois trata-se de pesca de espécie no período de defeso.

Imediatamente os policiais deram início ao patrulhamento pelo local indicado e flagraram o suspeito com dois exemplares de robalo, um flecha e outro peva, totalizando 2 kg. O abordado acabou encaminhado à Delegacia Cidadã de Matinhos para responder por atividade lesiva ao meio ambiente, conforme previsto no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98.

O detido também foi autuado administrativamente em R$ 1.560,00. As espécies de robalo foram apreendidas e entregues na delegacia.

DEFESO

A pesca para fins de consumo dos peixes robalo-flecha e robalo-peva no litoral paranaense está proibida durante o mês de novembro e dezembro de 2022.

O objetivo é a proteção e preservação das espécies e a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos, durante o período de defeso estabelecido pela resolução nº 091/2013 do Conselho Estadual do Meio Ambiente.

A pesca esportiva segue permitida no período de defeso, pois trata da captura e soltura do animal marinho.

Sair da versão mobile