Alfândega no Porto de Paranaguá apreende quase cinco toneladas de cocaína em 2018


Por Redação JB Litoral Publicado 31/12/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 06h16

A Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá realizou, ao longo do ano de 2018, dez apreensões de cocaína, o que resultou no somatório de mais de quatro toneladas da droga.

No mês de setembro, em uma apreensão, em conjunto com a Polícia Federal, foram realizadas duas prisões em flagrante. O motorista de um caminhão e mais um passageiro foram detidos, após introduzirem bolsas contendo cocaína em um contêiner. Na ocasião, as autoridades foram alertadas do possível ilícito pela equipe de segurança do terminal de contêineres, que identificou movimentação estranha em determinada área do recinto alfandegado.

Em outra operação conjunta com a Polícia Federal, já no mês de dezembro, foi apreendida uma carga de cocaína que foi introduzida clandestinamente a bordo de um navio, enquanto o mesmo fazia escala no porto de Navegantes, em Santa Catarina.

O principal objetivo do combate ao narcotráfico nos portos brasileiros é a retirada de importante fonte de renda para os criminosos. O lucro gerado com a venda de cocaína para os países da Europa acaba por financiar outros crimes dentro do território nacional, além de prejudicar substancialmente a imagem do Brasil e dos exportadores brasileiros.

A Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá ressalta que as parcerias estabelecidas com outros órgãos, e com os recintos alfandegados, têm sido fundamentais para o sucesso das operações.

MAIS UMA APREENSÃO

Na madrugada de domingo, 30, mais uma apreensão de cocaína foi realizada no Porto de Paranaguá. Desta vez foram apreendidos 347 quilos do entorpecente, que estava em oito bolsas que foram colocadas em um contêiner carregado com celulose, que tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.

A porta aberta do contêiner, no momento em que estava sendo embarcado chamou a atenção dos agentes da Receita Federal. A estrutura foi levada para um armazém e, durante a vistoria, encontrada a droga. Com esta apreensão, subiu para 4,895 toneladas o total de cocaína apreendidos no Porto de Paranaguá neste ano.