Dono de cão que atacou adolescente é multado em R$ 4 mil em Paranaguá


Por Redação
Guarda Civil Municipal Viatura

O dono de um cão da raça Dogo Argentino foi multado em R$ 4 mil pelo ataque do animal a um garoto de 13 anos que foi mordido na perna, no bairro Estradinha, em Paranaguá. O caso foi registrado pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) no sábado (13).

De acordo com as informações divulgadas pela GCM, o jovem foi encaminhado por uma equipe da corporação até a UPA para atendimento médico e, em seguida, acionados os agentes da Patrulha Ambiental para dar continuidade à ocorrência.

Na sequência, os guardas civis se deslocaram até um estabelecimento comercial na Rua Domingos Peneda, onde encontraram o cão dentro de um banheiro, sem nenhuma estrutura de segurança.

Na vistoria foi constatado que o canil onde o animal deveria ficar não estava de acordo com as normas de segurança, estando com uma grade solta e tapumes deteriorados, sem proteção e cuidados ao bem estar do animal.

Durante a abordagem, o responsável pelo cão também não apresentou nenhuma ficha de vacinação e, além da multa, foi notificado sobre sua responsabilidade direta pelo cão, devido transgressões da Lei Ambiental Federal 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assim como do artigo 121 da Lei Ambiental Municipal 302/2022.

Diante do dos fatos, o dono do cão foi orientado a se adequar às normas estabelecidas para guarda de animal de grande porte, ficando ciente da multa e demais sanções administrativas. Devido ao ataque ao menor, o proprietário do cão ainda poderá ser responsabilizado criminalmente.

Sair da versão mobile