Em Guaratuba, Polícia Ambiental flagra desmatamento com motosserra


Por Redação Publicado 08/06/2022 às 10h35 Atualizado 17/02/2024 às 10h10

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) realizaram a apreensão de uma motosserra, a qual estava sendo utilizada para o corte de vegetação nativa na cidade de Guaratuba. A ação ocorreu na segunda-feira, 6, durante a averiguação de uma denúncia que foi repassada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Guaratuba.

As informações davam conta do uso de motosserra em uma área de vegetação nativa na localidade do Bairro Mirim. De imediato, uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental foi averiguar e, durante as diligências, não ouviu som algum semelhante ao uso do equipamento informado na denúncia.

No entanto, os policiais realizaram patrulhamento a pé, na tentativa de localizar possíveis sinais de crimes ambientais nas proximidades. e, após cerca de 30 minutos do início do patrulhamento, abordaram um homem que havia ocupado uma área e estava limpando um galinheiro improvisado.

No local a equipe constatou o uso de motosserra e o abordado, ao ser questionado, admitiu ter utilizado o equipamento para cortar alguns galhos e troncos de árvores já caídas. Ele apresentou voluntariamente a motosserra , a qual acabou apreendida pelos policiais.

Na área alvo da fiscalização a equipe constatou que o abordado estava cortando, de forma recorrente, a vegetação baixa e que havia construído alguns empreendimentos improvisados em uma área equivalente a 0,07 hectare, impedindo a regeneração natural de vegetação nativa em um local anteriormente desmatado.

Administrativamente, foi lavrado em desfavor do abordado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5.000,00. Já na esfera criminal, o homem responderá a Termo Circunstanciado de Infração Penal. Os documentos serão encaminhados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) para audiência.