Força Verde identifica crimes ambientais em operações em Matinhos e Guaratuba
Policiais militares do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) realizaram duas fiscalizações nas cidades de Matinhos e Guaratuba, onde foram detectadas irregularidades que configuram crimes ambientais. Conforme as informações divulgadas na sexta-feira, 8, as ações foram conduzidas por equipes do 1º Pelotão da 2ª Companhia.
Em Matinhos, a operação se concentrou na localidade do Rio da Onça, onde os policiais encontraram uma ocupação irregular que prejudicava a regeneração de vegetação nativa em uma área de aproximadamente 0,0329 hectares.
Durante a abordagem, um indivíduo foi identificado e um Auto de Infração Ambiental (AIA) foi registrado no valor de R$ 5 mil. Além disso, um Termo Circunstanciado (TC) foi elaborado e será enviado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). A área afetada foi embargada para evitar mais danos.
Em Guaratuba, durante patrulhamento na Vila Esperança, os policiais se depararam com o depósito irregular de caliça não triada em um terreno. Em decorrência da situação, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental (AIA) e um Termo Circunstanciado por atividades poluidoras. Duas pessoas foram abordadas e a área também foi embargada para impedir novas infrações.
Essas ações destacam o compromisso dos policiais militares com a preservação ambiental e a fiscalização de atividades que possam causar danos ao meio ambiente.