No início da tarde de domingo, 3, na cidade de Guaratuba, policiais militares apreenderam duas armas de fogo e prenderam um homem de 52 anos. A ação ocorreu enquanto a equipe prestava suporte ao cumprimento de uma ordem judicial de afastamento do lar na localidade de Boa Vista, na zona rural do município.
A ocorrência teve início por volta das 12h40, quando a Central de Operações (Copom) acionou a PM para auxiliar um oficial de justiça em uma situação que envolvia o afastamento do lar. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais conversaram com o solicitante, que pediu apoio policial para executar o mandado e informou sobre a presença de armas na residência.
Junto com o oficial, os policiais se deslocaram até a casa, onde foram recebidos pelo homem de 52 anos. O oficial comunicou sobre o mandado de afastamento e, ao ser questionado se possuía armas de fogo em casa, o abordado confirmou ter uma espingarda e um rifle. Em seguida, o homem convidou a equipe e o oficial a entrarem na residência, mostrando onde estavam os armamentos.
A espingarda calibre 12 foi encontrada pendurada atrás da porta no quarto dos filhos, com uma munição pronta para uso. No quarto do casal, também atrás da porta,estava o rifle calibre 22. Além disso, o homem retirou do armário da cozinha uma sacola contendo 15 munições de calibre 12, quatro delas picotadas.
Em um balde dentro da estante da sala, foram encontradas várias munições dos calibres 12 e 22, além de uma munição picotada 38 e uma intacta 36, todas sem nota fiscal de compra. Ao verificarem os registros das armas, os policiais constataram que estavam vencidos desde 30 de agosto de 2023.
Diante dos fatos, a equipe conduziu o homem, junto com tudo que foi apreendido, ao plantão da Delegacia da Polícia Civil para que fossem tomadas as devidas providências. O caso foi registrado como posse irregular de arma de fogo, acessório ou munição.