A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) atuou nesta sexta-feira, 16, na cidade de Pontal do Paraná. A operação foi deflagrada em um espaço de ocupação irregular, próximo à Avenida Marumbi e situado numa Área de Preservação Permanente (APP) do balneário Pontal do Sul, região norte do município. A fiscalização foi coordenada pelo Ministério Público do Estado do Paraná e com o policiamento sob a liderança da comandante da 2ª Companhia do 9º BPM, capitã Denise Rauber.
Durante a ação houve a detenção de 18 pessoas por furto de energia elétrica e água e ainda foram elaboradas oito notificações por crimes ambientais, executadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No decorrer da operação também foi cumprido um mandado de prisão pela Guarda Civil Municipal e um homem, acusado de tráfico de drogas, foi preso pela Polícia Militar.
A Aifu também foi composta por órgãos e secretarias da prefeitura de Pontal do Paraná, Copel, Sanepar e Polícia Civil. Vários metros de cabos de energia elétrica, que seriam produto de furto, foram apreendidos no local. A região já foi alvo de outras ações anteriores.
TRÁFICO DE DROGAS
No decorrer da operação, os policiais militares abordaram Julio Cezar de Lima, de 37 anos, o qual foi flagrado com uma porção de maconha junto ao corpo. Em seguida, durante busca em sua residência, também situada na área de invasão, a qual contava com energia elétrica e água de origem ilícita, os policiais militares encontraram mais uma porção da droga, totalizando 29,8 gramas da substância.
Durante a verificação da identidade do suspeito, ainda foi constatado que ele que já tem passagens pela polícia, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Pontal do Paraná, a fim de ser colocado à disposição da Justiça.