Policial que salvou vítima de afogamento é promovido por ato de bravura


Por Redação JB Litoral Publicado 21/10/2020 Atualizado 15/02/2024
Salvamento ocorreu em Praia de Leste, no ano passado

Na manhã desta quarta-feira, 21, um policial militar integrante da Patrulha Costeira do 9º Batalhão recebeu sua divisa de promoção a cabo PM por ato de bravura. A situação, que resultou na ascensão de graduação, aconteceu no dia 15 de setembro de 2019.

Conforme informações do Setor de Comunicação do 9º BPM, na ocasião o policial, que estava de folga, aproveitava o dia de praia com a sua família no município de Pontal do Paraná.

A situação teve início quando o militar estava próximo da Avenida Deputado Anibal Kury, em Praia de Leste. Neste momento ele percebeu que uma pessoa estava se afogando, à sessenta metros de distância da areia, após a arrebentação das ondas.

De acordo com a narrativa, ao ouvir pelos pedidos de socorro, o policial rapidamente entrou na água e resgatou a vítima que já estava em estado de exaustão. Posteriormente, duas equipes do Corpo de Bombeiros se deslocaram ao local para dar os primeiros atendimentos médicos ao homem que havia se afogado.

O policial, soldado PM Simonato, agora cabo Simonato, já está há oito anos na corporação. Ele trabalhou em diversas equipes especializadas do 9º BPM, como por exemplo a Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), e hoje compõem o quadro de policiais militares do Pelotão de Patrulha Costeira.

A PM ressalta que, com a ação e a atitude altruísta, o policial honrou com o seu compromisso solene, prestado no início da sua carreira, contido na Lei Estadual 1.943, de 23 de julho de 1954 (Código da PMPR), que em seu Artigo 49, impele o militar estadual a votar-se inteiramente ao serviço do Estado e de Pátria, cuja honra, integridade e instituições, defenderá com o sacrifício da própria vida.