ACIAP busca conscientização dos eleitores do litoral para que votem em candidato local


Por Redação JB Litoral

Presidente da Aciap presidiu a Mesa de Trabalho. (Foto/JB Litoral)

Na terça-feira (14) a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) reuniu lideranças comunitárias, religiosas, políticas, empresários, candidatos e a imprensa para o lançamento da campanha “Nosso Litoral + Forte Começa Com Seu Voto” no auditório Sigurd Eltvedt em Paranaguá.

O objetivo é conscientizar o eleitor do litoral sobre a importância de a região ter representantes na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e na Câmara Federal, em Brasília.

O presidente da ACIAP, Arquimedes Anastácio, presidiu a mesa diretiva, ao lado prefeito Marcelo Elias Roque e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcus Antonio Elias Roque, ambos do PODEMOS, o presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Paranaguá (AMEP), bispo Darci Borba, o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva), João Lozano Baptista.

Diretor idealizou a campanha

Segundo Arquimedes, as ações efetivas iniciarão, no máximo, até segunda-feira (20) e será focada, principalmente, nas redes sociais. De acordo com o publicitário Eduardo Buffara, responsável pela criação da campanha, a iniciativa será levada para os quase 215 mil usuários ativos das mídias sociais no litoral, visando o engajamento e conscientização dos eleitores da região. Além disso, outras peças publicitárias serão utilizadas, como banners, flyers, outdoors, broches, adesivos, entre outros, que serão distribuídos no decorrer dos 50 dias em que a ação será realizada. “A intenção é conscientizar o eleitor de Paranaguá a votar em candidato daqui”, afirma Anastácio.

Apelo pela redução no número de candidatos

No entanto, para que a campanha obtenha sucesso e eleja um candidato ou candidata cidade, as lideranças que se pronunciaram foram unanimes em afirmar que o número de nomes precisaria ser reduzido. São 12 candidatos a deputado estadual, 11 a federal, além de uma senadora, totalizando 24 candidaturas locais. “Me entristece a falta de consciência de tantos candidatos, cada um sabe seu potencial eleitoral, sabe porque está se metendo numa eleição com chances mínimas. É lamentável isso, possivelmente essa seja uma campanha fracassada no seu sucesso”, lamenta Arquimedes. Para ele, o ideal seria a busca pelas vagas por apenas dois ou três candidatos, para que houvesse êxito.

Público contou com candidatos, empresários e lideranças Foto/JB Litoral

Apesar do pessimismo, ele afirma que se algum dos candidatos entender que o melhor é recuar para que a cidade tenha mais chances de eleger um representante, a ACIAP fará questão de divulgar esta pessoa. “Não é nenhuma vergonha dar um passo atrás, principalmente porque seria em favor da comunidade”, declara. Assim também pensam outras lideranças e moradores de Paranaguá, como Paulo Cardoso, trabalhador portuário avulso (tpa) há 27 anos. “Paranaguá é órfã de pai político. Eu acho que tem que se ter consciência de quem tem chance de chegar lá e quem não tem. Cabe aos políticos se reunirem e ver, porque aí observamos quem quer o bem da cidade”, diz.

Na edição de segunda-feira, o JB Litoral trará mais detalhes do lançamento da campanha em favor dos candidatos locais.

Sair da versão mobile