JB Litoral e Band Litoral se unem para organizar debates eleitorais em setembro e outubro


Por Cleverson Teixeira
Foto 1
Em Paranaguá, os debates serão feitos no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), englobando os candidatos a prefeito e vice-prefeito, nos dias 9, 18 e 30 de setembro. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Em setembro e outubro, as cidades de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná serão palco de debates eleitorais entre os candidatos a prefeito e vice-prefeito do Litoral. Eles serão realizados por meio de uma parceria inédita entre a Band Litoral e o JB Litoral, além de serem apoiados pelo Blog do Matraca e pelas rádios Litorânea e Difusora. Os confrontos de ideias ocorrerão em pontos estratégicos para proporcionar amplo acesso ao público.

O apresentador e coordenador da Band Litoral, Samyr Assad, comentou sobre os trabalhos para desenvolver as sabatinas. Ele não deixou de citar a união com o JB e descreveu a importância desses eventos para a sociedade. “Organizar o debate foi muito fácil. Eu tenho uma parceria de longa data com o JB. É a primeira vez que a gente promove esse debate. Acredito que é muito importante para que as pessoas possam conhecer melhor as propostas e os projetos de cada candidato“, descreveu Samyr.

Quem também se manifestou a respeito do vínculo entre os meios de comunicação da localidade foi a diretora-executiva do JB Litoral, Jéssica Fernandes. A empresária também destacou a relevância dessa colaboração para a região litorânea. Ainda conforme ela, a parceria entre os veículos de comunicação é fundamental para garantir que os eleitores estejam bem-informados.

A parceria com a Band Litoral para a organização desses debates representa um marco no que diz respeito à nossa atuação como veículo de comunicação regional. Temos o compromisso com a informação de qualidade e, nesse momento tão importante, oferecer um espaço para que os candidatos apresentem suas propostas é fundamental para fortalecer a democracia e garantir que os eleitores façam escolhas conscientes”, destacou.

Coordenador da Band Litoral, Samyr Assad, e a diretora-executiva do JB Litoral, Jéssica Fernandes, estão organizando os debates eleitorais. Foto: Juan Lima/JB Litoral

DINÂMICA DOS DEBATES

Serão quatro blocos, com três intervalos de 4 minutos cada. No primeiro, segundo e terceiro, haverá uma série de perguntas e respostas entre os candidatos. No início dos debates, todos os candidatos terão 1 minuto para se apresentar e responder a seguinte questão: “Por que você merece o voto dos eleitores da sua cidade?”.

Além disso, o primeiro a fazer a pergunta em cada bloco será sorteado. A sequência dos próximos candidatos será definida pela ordem dos púlpitos. Cada rodada terá 3 minutos e 30 segundos, sendo que o tempo será dividido em: pergunta – 30 segundos; resposta – 1 minuto e 30 segundos; réplica – 1 minuto; e tréplica – 30 segundos.

No quarto e último bloco, os jornalistas dos veículos envolvidos na organização poderão fazer uma pergunta para cada candidato, com o tema a ser sorteado. O tempo de resposta também será de 1 minuto e 30 segundos. Na sequência, cada candidato terá 1 minuto para realizar as suas considerações finais, em ordem contrária da apresentação.

REGRAS

Os candidatos devem se posicionar no estúdio ou palco às 19h30, ou seja, meia-hora antes dos debates, que terão duração de 1h30. Só poderão entrar nos locais das sabatinas o candidato e um assessor, que poderão se comunicar apenas durante as pausas.

A contagem do tempo será regressiva e informada aos candidatos por meio do teleprompter, que é um equipamento responsável por projetar textos para leitura. No momento da dinâmica, será informado qual é a câmera de suas respostas. E, ao final do tempo, o microfone será cortado, iniciando a fala do outro candidato ou do mediador.

Em caso de ofensas, os envolvidos poderão solicitar direito de resposta, o qual será analisado pelo Departamento Jurídico do debate e, se aprovado, será concedido 1 minuto para defesa.

Vale destacar que o candidato poderá levar aparelhos eletrônicos e papéis para o púlpito. Os dispositivos não devem emitir sons e iluminação.

HORÁRIO E LOCAL

Cada município terá um mediador. Em Paranaguá, os debates serão feitos no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), englobando os candidatos a prefeito, nos dias 9, 18 e 30 de setembro. Na cidade de Matinhos, o local escolhido foi a Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral, que receberá os candidatos tanto no dia 10 de setembro quanto no dia 1º de outubro. O município de Guaratuba definiu o Hotel Vila Real como local das sabatinas, as quais estão marcadas para 11 de setembro e 2 de outubro. Já em Pontal do Paraná, os debates serão feitos nos dias 12 e 19 de setembro, assim como no dia 3 de outubro, no Espaço Zarafet. Em todos os municípios, eles ocorrerão às 20h.

Sair da versão mobile