Candidato à Prefeitura de Pontal, Márcio Kammers, renuncia após envolvimento em caso de agressão


Por Luiza Rampelotti
Marcio Kammers
Márcio “Louco” renuncia à candidatura à Prefeitura de Pontal do Paraná. Foto: Reprodução/Redes sociais

Na última sexta-feira (13), o então candidato à Prefeitura de Pontal do Paraná, Márcio Luiz Gonçalves Kammers, do partido Democracia Cristã (DC), apresentou sua renúncia ao registro de candidatura. A decisão foi formalizada nesta segunda-feira (16), quando o juiz Andrei José de Campos, da 194ª Zona Eleitoral, homologou o pedido.

Segundo a sentença publicada, Márcio Kammers havia registrado sua candidatura sob o número 27 para concorrer ao cargo de prefeito pelo DC em Pontal do Paraná. Contudo, após o deferimento do registro, o candidato solicitou a renúncia de sua candidatura, conforme previsto no artigo 69 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.609/2019. A sentença do juiz Andrei José de Campos destacou que o pedido estava em conformidade com as exigências legais e, por isso, foi homologado, com as devidas medidas sendo tomadas no Sistema de Candidaturas.

A sentença também faz referência à indivisibilidade da chapa majoritária, conforme previsto na legislação eleitoral, o que implica que a decisão afeta tanto o processo do titular quanto o do vice, seguindo o §1º do artigo 49 da Resolução TSE nº 23.609/2019. Após a certificação do julgamento, o processo será arquivado.



Indicação de Marcelino Kobata

Após a renúncia de Kammers, a Executiva Municipal do DC de Pontal do Paraná se movimentou rapidamente para definir um substituto. Marcelino Kobata, atual presidente do DC no município, foi indicado pela maioria da Executiva como o novo candidato a prefeito.

A ata com o pedido de substituição foi enviada à Justiça Eleitoral na tarde desta segunda-feira (16) via Candex, sistema utilizado para registro e controle de candidaturas.

Marcelino Kobata será o candidato do DC após desistência de Marcio Kammers. Foto: Divulgação


Renúncia após caso de agressão

A renúncia de Márcio Kammers ocorre em um momento delicado. No início deste mês, no dia 4 de setembro, um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais causou grande polêmica, mostrando o candidato agredindo José Paulo Pinto Ferreira com uma vassoura. O incidente aconteceu por volta das 14h, na Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Morais (PR-412), no balneário de Ipanema, e chocou a comunidade local.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado por José Paulo, Márcio Kammers, também conhecido como “Márcio Louco”, desferiu vários golpes com a vassoura, que chegaram a quebrar devido à força das agressões. A vítima sofreu lesões corporais e foi socorrida no Pronto Atendimento de Praia de Leste, sendo posteriormente transferida para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. José Paulo precisou passar por uma cirurgia reparadora e sofreu uma lesão permanente no dedo indicador da mão direita, que foi gravemente dilacerado.

Sair da versão mobile