Mulher mais votada de Paranaguá, vereadora eleita Tenile Xavier detalha como foi a campanha e seus próximos desafios


Por Redação

Aos 39 anos e disputando a primeira eleição, a ex-secretária de Educação de Paranaguá, Tenile Cibele do Rocio Xavier (PSD), conseguiu um resultado que demonstra sua força política. No último dia 6, obteve o segundo maior número de votos para a Câmara Municipal, 1.649, sendo a mulher mais votada da cidade.

Eleita vereadora, Tenile é graduada em Letras-Português e Pedagogia, além de ser especialista em Psicopedagogia Institucional e em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão. Professora concursada da rede municipal de ensino de Paranaguá, logo se destacou com iniciativas como hortas para auxiliar na alfabetização e aulas de matemática, o que lhe rendeu, em 2015, o convite para atuar com projetos na Secretaria. Na atual gestão, antes de assumir o cargo de secretária, ela foi superintendente de Planejamento da pasta.

Tenile Xavier visitou o JB Litoral e falou sobre a campanha que a tornou a vereadora mais votada. Foto: Maickon Chemure/JB Litoral

“Nem nos meus melhores sonhos”

Em visita ao JB Litoral, na quarta-feira (16), Tenile Xavier detalhou como foi o processo de se transformar em um nome político. “Nem nos meus melhores sonhos eu pensava em ser a mulher mais votada da cidade. A gente só pensou em trabalhar muito para ocupar uma das 19 cadeiras da Câmara”, disse. “Eu ainda não era um nome político, era um nome dentro da gestão como secretária, a Tenile professora ou que foi presidente da Associação das Escolas de Samba, mas não um nome político”, completou.

Tenile contou que a decisão de se candidatar veio após pedidos para que ela representasse a população no Legislativo. “As pessoas começaram a me pedir que eu as representasse, não só pela Educação e pelos professores, mas por todos os parnanguaras. Então, conversei com os meus amigos e minha família, eles toparam seguir comigo, e nós caminhamos nesses mais de 60 dias, contando com pré-campanha e campanha, para poder chegar nesse resultado, em que não foram apenas os votos ligados à Educação que me elegeram. Tenho certeza de que vai ter muita gente que vai caminhar comigo nesse processo”, pontuou.

Revisar para cobrar

A vereadora eleita também detalhou quais serão os primeiros passos após tomar posse, destacando que pretende atuar em harmonia com o Poder Executivo e com os demais vereadores. “Tem muita gente me perguntando se serei vidraça ou pedra. Eu não tenho essa pretensão de entrar lá só apontando o dedo e dizendo que o prefeito, o vice e os demais não estão fazendo o certo. Eu estava lá dentro, eu sei como acontece. Sei que as coisas não são fáceis, então vou tentar trabalhar com a linha do respeito, e com o entendimento de que se for trazer benefício, avanço para a cidade, com certeza vou atuar em conjunto com os demais vereadores e com o Poder Executivo. Agora, se eu entender que são coisas que vão favorecer questões particulares sem pensar no coletivo, na população, aí eu vou entrar como contrário”, detalhou Tenile.

Ela também destacou a importância do papel fiscalizador dos parlamentares e enfatizou sua intenção de garantir que as leis vigentes na cidade sejam devidamente aplicadas. “Temos muitas leis vigentes, mas eu vou analisar, me inteirar se elas estão efetivas, se têm legalidade, porque eu preciso, como fiscalizadora, cobrar que seja colocado em prática, sempre pensando no bem comum“, afirmou.

Principal bandeira

Ainda que pretenda atuar nas mais diversas áreas e demandas da cidade, a ex-secretária de Educação revelou que a principal bandeira do seu mandato não poderia ser outra que não fosse a Educação. “Acredito numa educação que transforma vidas, a educação transformou a minha e, como secretária, tive a oportunidade de fazer parte da transformação de tantas outras. Então, a educação vai seguir sendo a minha principal bandeira dentro da Câmara, em paralelo com a defesa de todos os servidores municipais”, garantiu Tenile.

Embora sua principal área de atuação seja a Educação, a professora revelou que, durante a campanha, outros aspectos importantes também chamaram sua atenção, evidenciando a necessidade de se aprofundar em diferentes temas. “Durante as caminhadas pelos bairros, percebi o quanto as questões ambientais e de ocupações irregulares, de moradias, precisam ser mais bem discutidas. Então quero estudar mais esses assuntos para poder atuar e honrar todos os votos que tive”, disse.

Sala de aula e Plenário da Câmara


Enquanto secretária de Educação, Tenile exercia um cargo de confiança, atrelado ao cargo efetivo de professora. Mas agora, eleita para a função do Poder Legislativo, ela voltará às saldas de aula.

Dedicação e compromisso não vão faltar dentro do meu trabalho como vereadora, mas também continuo como professora. Só tenho que organizar meus horários e sem esquecer de estar sempre com os pés no chão”, garantiu.

E, se antes mesmo de chegar aos 40 anos Tenile Xavier alcançou funções tão importantes na cidade, ela atribui ao comprometimento com os estudos e à sua constante prioridade em colocar as pessoas no centro de suas decisões. “Sempre coloquei o ser humano antes de qualquer coisa. Então, para ser uma boa professora, precisava ser um bom ser humano, para ser uma boa secretária também, e, durante a minha campanha, não fiz nada diferente disso. Como vereadora, também não vou deixar de colocar o ser humano antes de qualquer coisa”, finalizou.

Mesmo assumindo como vereadora, Tenile Xavier disse que continuará exercendo suas obrigações como professora da rede municipal. Foto: Secretaria Municipal de Esportes de Paranaguá

Por Flávia Barros e Luiza Rampelotti

Sair da versão mobile