“Nosso Plano de Governo está embasado na nossa realidade”, diz Marcos Rocha da Fruteira


Por Brayan Valêncio
Marcos Rocha da Fruteira é vereador de Pontal há 8 anos
Marcos Rocha da Fruteira é vereador de Pontal há 8 anos

Marco Antônio Bueno da Rocha, o Marcos Rocha da Fruteira, tem 59 anos e disputa pela primeira vez a Prefeitura de Pontal do Paraná. Ele já concorreu duas vezes a uma vaga na Câmara Municipal, sendo eleito vereador em ambas as ocasiões, em 2016 e 2020. Agora almeja ocupar a chefia do Executivo da cidade.

Após oito anos no Legislativo, Marcos Rocha da Fruteira recebeu apoio de seu partido, o Solidariedade, para apresentar um Plano de Governo focado em aprimorar aspectos essenciais na cidade, além de garantir a continuidade dos trabalhos já em exercício.

Ao lado de sua vice, Joseli Margarete Bueno (Solidariedade), disputa a eleição em chapa pura.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Marcos Rocha da Fruteira:  Vamos garantir iluminação pública de qualidade em toda a cidade, para uma melhor atuação da Polícia Militar e um maior conforto e segurança dos moradores. Vamos fazer a manutenção e ampliação de câmeras em torres de observação nas principais vias de acesso, que enviarão imagens de toda a cidade em tempo real para a central da Guarda Municipal; buscar um diálogo com o Estado para o aumento de efetivo da Polícia Civil e Militar; fazer monitoramento das escolas e melhorar o aparelhamento da Guarda Municipal.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Marcos Rocha da Fruteira: Vamos angariar recursos por meio de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos e veículos de uso exclusivo na área da saúde; estabelecer convênios e parcerias, com clínicas e laboratórios, para que procedimentos de uso simples e de grande demanda, seja atendido em nosso município ou regional, como oftalmologia, exames de endoscopia e colonoscopia, entre outros. Vamos ampliar a Atenção Básica; construir uma estratégia de monitoramento efetivo, baseada em banco de dados; ampliar o programa de Saúde da Família; ampliar o programa de Saúde Mental; ampliar o atendimento do programa de saúde bucal e construir um centro de especialidades para idosos.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Marcos Rocha da Fruteira: Vamos otimizar os espaços físicos, de acordo com suas necessidades; explorar todo o potencial pedagógico da tecnologia; fazer uma gestão escolar direcionada por dados; qualificar os profissionais da área, dando ênfase a qualificação continuada, visando uma melhor qualidade do ensino; iniciar um projeto de robótica; utilizar metodologias ativas de aprendizagem; assegurar merenda escolar de qualidade e com acompanhamento nutricional, para evitar déficits nutritivos e assegurar melhoria na aprendizagem. Vamos construir novos CMEIs; fazer escolas em tempo integral; ampliar na rotina da escola a conscientização sobre o lixo; incentivar discussões sobre cidadania e desenvolver ações de reciclagem.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Marcos Rocha da Fruteira: Vamos melhorar o sistema de transporte público, elaborando estudo técnico para a implantação da tarifa zero; implementar melhorias no sistema de ciclovias; priorizar pavimentação com a utilização de bloquetes, nas vias de baixo fluxo; aquisição de uma miniusina, para manutenção asfáltico Betuminoso Usinado a Quente, um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas. Iremos reformar, ampliar e equipar prédios públicos que se encontram em situações precárias; melhorar a sinalização bem como a identificação das ruas e construir um Terminal Rodoviário.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Marcos Rocha da Fruteira: Vamos fazer a regularização fundiária. Segundo pesquisa de 2023, elaborada pela Cohapar, dentre os 30 municípios com maior necessidade habitacional e com maior número de cadastros de pretendentes, Pontal do Paraná encontra-se em 14°, com um déficit de 5.700 mil moradias regulares. Aproximadamente 4.000 famílias moram em comunidades urbanas e outras 1.500 em áreas irregulares.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Marcos Rocha da Fruteira: Vamos criar o Programa de Parceria pelo Desenvolvimento, por meio de incentivos do poder público e assim atrair novas empresas para geração de novas oportunidades de emprego; apoiar a manutenção das feiras existentes no Município e dar apoio permanente a micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, artesãos e ambulantes. Vamos elaborar estudo e pesquisa, para identificar a potencialidade turística de nosso Município e criar uma identidade para o município, como Capital Nacional do Manacá da Serra, árvore símbolo do município.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Marcos Rocha da Fruteira: A primeira ação será fazer um diagnóstico de todas as áreas da Prefeitura, onde será avaliado os pontos mais críticos e manteremos o que está dando certo. Nosso Plano de Governo está embasado na nossa realidade, fruto de estudos e pesquisas junto a diversos níveis de nossa sociedade e acreditamos que, com uma gestão responsável, será possível a realização do mesmo.


Sair da versão mobile