“Paranaguá precisa colocar a pessoa certa para administrar”, diz Roselaine Barroso


Por Brayan Valêncio

Roselaine Barroso Ferreira, de 40 anos, é candidata à Prefeitura de Paranaguá pela primeira vez. A empresária começou a trajetória política em 2018, quando tentou ser senadora pelo Paraná, sem sucesso. Em 2020, concorreu ao cargo de vice-prefeita, mas também não foi eleita. No entanto, em 2022, conseguiu se destacar como a terceira suplente do PL para a Câmara dos Deputados, ao receber 4.190 votos em sua candidatura como deputada federal.

Trabalhando desde os 15 anos, Roselaine entrou na política aos 20, quando foi nomeada presidente do Diretório Municipal do PSC, em Barrinha (SP). Formada em Direito, Ciências Contábeis e Engenharia Civil, ela mora em Paranaguá desde 2011, mas é natural de Sertãozinho, em São Paulo.

Ao lado de Gasito Sales das Neves Junior (PL), Roselaine disputa a Prefeitura de Paranaguá em uma chapa pura.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Roselaine Barroso: Realizar a Implantação de drones e aumentar o efetivo de guardas nas ruas e um policiamento ostensivo, fazendo um trabalho de guardas nas ruas e criando um setor de informação e inteligência para impedirmos assaltos e roubos, identificando prováveis suspeitos. Aumentar o monitoramento com câmeras, inicialmente em locais turísticos e públicos, criando uma central de 24 horas, com um aplicativo de segurança no seu celular, criando o projeto Prefeitura de Olho em Você.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?



Roselaine Barroso: Vamos implantar a Telesaúde, onde exames e consultas serão feitos por meio de tecnologia. Vemos cidades tendo êxito e aqui no Brasil já funciona com sucesso absoluto, como São Paulo, e em Singapura é referência mundial. Outro trabalho que faremos, que é sucesso no Rio de Janeiro, é o Médico da Família, realizando visitas com equipe de médicos, enfermeiras e assistentes sociais. E, para tal, abriremos concurso público para termos como atender nossos munícipes. Vamos também criar o projeto Saúde na Palma da Mão, que será a implantação de um aplicativo voltado para a saúde. 

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Roselaine Barroso: Na educação, implantaremos o que existe de mais moderno na área de tecnologia e que já funcionam em algumas cidades no Brasil e tem trazidos resultados surpreendentes: lousas digitais, tablets, computadores. Criaremos olimpíadas escolares, fazendo com que haja disputas de conhecimento em um desafio com familiares, vizinhos e a comunidade torcendo por seus filhos. Vamos criar bonificação, prêmios financeiros, em parceria público-privada, com empresas doando valores para alunos que se sobressaem. Queremos buscar cursos de reciclagem para os professores diante da era da Inteligência Artificial. Incluiremos a área ambiental na grade curricular, pois temos na nossa cidade o campo turístico, protegendo sua história: ilhas, manguezais, entre outros.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Roselaine Barroso: Apresentaremos novos percursos evitando congestionamento e, indubitavelmente, vamos apresentar uma solução para o trem que corta a cidade, nos moldes de Curitiba, que tirou a estação do centro e assim resolveu o problema. Vamos revitalizar o centro, modernizar nossa rodoviária e peixaria e fazer um projeto Conhecendo Minha Cidade com Você, onde os moradores serão preparados com cursos sobre a história da nossa cidade. Com a iniciativa público-privada vamos gerar empregos, por meio de cursos para que o turista conheça os pontos turísticos, além da criação de um aplicativo mostrando a cidade na palma da mão.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Roselaine Barroso: Para habitação faremos um censo para sabermos exatamente quantas famílias necessitadas precisam ter a dignidade de terem sua casa própria e, com esse levantamento, encontraremos no município áreas para construção de blocos de apartamentos e casas populares e buscaremos parceria com o Governo Federal, o Governo do Paraná e também empréstimos com bancos que já fazem isso para cidades, assim teremos como oferecer habitação para essas famílias. 

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Roselaine Barroso: Para empregabilidade faremos parcerias-público privadas. Esse será o caminho para o desenvolvimento e crescimento para nossa Paranaguá, além de motivarmos e ensinarmos o empreendedorismo, que permitirá o crescimento financeiro da cidade.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Roselaine Barroso: Temos um orçamento robusto e generoso, capaz de atender nossos anseios e, na minha visão, enquanto prefeita que serei, junto com vocês parnanguaras, teremos uma cidade de paz, prosperidade e, para tal, Paranaguá precisa colocar a pessoa certa para administrar. Na nossa administração, você fará parte desse momento de transformação. Observe o que você ouve: “Paranaguá precisa mudar. Paranaguá precisa continuar”. Não é isso. Paranaguá precisa se atualizar. Chega dos mesmos. Juntos por uma cidade atualizada, vote 22.

Sair da versão mobile