Pesquisa aponta liderança de Rozane Osaki na corrida para a Prefeitura de Antonina


Por Luiza Rampelotti
Antonina é o município que recebe o maior repasse de ICMS Ecológico na região. Foto: Divulgação

Antonina é o município que recebe o maior repasse de ICMS Ecológico na região. Foto: Juan Lima/JB Litoral

PESQUISA_ANTONINA

O JB Litoral contratou o Instituto Opinião para realizar uma pesquisa sobre as intenções de voto para o cargo de prefeito em Antonina, nas eleições municipais de 2024. A coleta de dados foi realizada na última semana, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com uma amostra de 500 moradores da cidade, todos com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 4,3% e o nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%, sendo registrada sob o número PR-03967/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa foi conduzida com sorteios aleatórios e segmentação por diferentes critérios geográficos e socioeconômicos, como escolaridade, faixa etária e classificação econômica. O levantamento foi supervisionado por uma equipe capacitada e liderada por Arilton Cândido Freres, sociólogo, e Claudio Rui dos Santos, estatístico.

Cenário espontâneo

Na pergunta espontânea, onde os entrevistados mencionam seus candidatos sem a apresentação de nomes, a liderança é de Rozane Osaki (PSD), que aparece com 35,6% das intenções de voto. Em segundo lugar está Munira Peluso (Republicanos), conhecida como Mônica, com 23,9%, seguida por Jefferson Fonseca, do Podemos, (4,9%) e o Professor David Couto, do PDT (1,5%). Nulos e brancos somam 5,8%, enquanto 28,2% dos entrevistados afirmaram não saber ou não opinaram.

Cenário estimulado

Quando os nomes dos candidatos foram apresentados aos eleitores, os números mostram um aumento na vantagem de Rozane Osaki, que sobe para 43,6%. Mônica segue em segundo lugar, com 29,4%, e Jefferson Fonseca com 7,7%. O Professor David Couto aparece com 3,7%, enquanto 3,4% declararam voto nulo ou branco. Indecisos e aqueles que não souberam responder somam 10,7%, e 1,5% não opinaram.

Rejeição

O levantamento também apontou os níveis de rejeição dos candidatos. O Professor David Couto é o mais rejeitado, com 25,5%, seguido de perto por Mônica (24,5%) e Jefferson Fonseca (23,9%). Rozane Osaki possui uma rejeição de 19,6%. Entre os eleitores, 17,8% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos, enquanto 6,7% não souberam ou não opinaram.

Perfil da amostra

A amostra foi estratificada para refletir a população de Antonina. A distribuição de gênero foi equilibrada, com 49% de entrevistados do sexo feminino e 51% do sexo masculino. A faixa etária foi diversificada: 24% têm entre 16 e 24 anos, 26% estão na faixa de 25 a 34 anos, 18% entre 35 e 44 anos, 19% têm entre 45 e 59 anos, e 13% possuem 60 anos ou mais.

Quanto ao nível educacional, 13% dos entrevistados têm até o 9º ano do Ensino Fundamental, 45% possuem Ensino Médio completo, e 42% têm nível Superior. No quesito renda domiciliar, 18% afirmaram ganhar até um salário-mínimo, 31% entre 1 e 2 salários, 29% entre 2 e 5 salários, e 22% disseram ter renda superior a cinco salários-mínimos.

A pesquisa foi realizada em seis setores distintos de Antonina, abrangendo áreas como Km 04 (Setor 1), Batel (Setor 2), Centro e Portinho (Setor 3), Penha (Setor 4), Pontal da Pita (Setor 5), e os bairros Alto, Cachoeira, Rio do Nunes e Cedro (Setor 6).

Confira a pesquisa completa

Sair da versão mobile