“Vamos continuar com a luta pela Rodovia dos Portos para ligar nosso porto diretamente a BR-277”, diz Rozane Osaki


Por Brayan Valêncio
Rozane Osaki já foi vereadora, é vice-prefeita e agora quer ocupar a chefia do Executivo de Antonina. Foto: Divulgação

Rozane Osaki já foi vereadora, é vice-prefeita e agora quer ocupar a chefia do Executivo de Antonina. Foto: Divulgação

Rozane Osaki já foi vereadora, é vice-prefeita e agora quer ocupar a chefia do Executivo de Antonina. Foto: Divulgação
1/2 Rozane Osaki já foi vereadora, é vice-prefeita e agora quer ocupar a chefia do Executivo de Antonina. Foto: Divulgação
2/2 Professor Diogo (PL), candidato a vice-prefeito de Antonina, integra uma ampla aliança partidária ao lado de Rozane Osaki (PSD), com foco no desenvolvimento e inovação para o município. Foto: Divulgação

Rozane Osaki, de 57 anos, é uma política experiente e conhecida em Antonina. Atual vice-prefeita do município, com sua candidatura à chefia do Executivo Municipal, ela busca manter o legado de Zé Paulo (PSD) ao mesmo tempo em que pretende inovar, já que conta com o apoio do governador Ratinho Junior, do mesmo partido que o seu, o PSD.

Em 2016, Rozane foi a vereadora eleita mais votada da cidade, com 478 votos. A candidata também faz parte do processo de desenvolvimento da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Antonina (ASPRAN).

Ao lado do vice Professor Diogo (PL), a agricultora conta com uma ampla aliança de partidos formada, além do próprio PSD, pelas legendas PP/ MDB/ PL/ UNIÃO/ AVANTE/ SOLIDARIEDADE.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Rozane Osaki: Vamos finalizar o novo destacamento da Polícia Militar que está sendo construído em local estratégico no bairro do Batel. Fazer gestões junto ao Estado para aumentar o efetivo da Polícia Militar e Polícia Civil. Expandir o sistema de monitoramento de vias públicas e escolas, que hoje já conta com mais de 100 câmeras, e criar a Guarda Municipal de Antonina.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Rozane Osaki: Vamos ampliar o elenco de remédios fornecidos para além dos que hoje são oferecidos gratuitamente na farmácia básica. Criar novos postos de saúde em bairros como o KM4, Saiva, Tucunduva e Portinho. Criar um lar para idosos, para que as famílias de baixa renda possam sair para trabalhar sabendo que seus velhinhos queridos estão bem cuidados, num lar com toda infraestrutura e equipe médica para que sejam tratados com todo carinho e dignidade, sendo bem atendidos em suas necessidades. Abrir em Curitiba uma casa de apoio para pacientes e acompanhantes quando o tratamento em saúde ocorrer fora de Antonina. Implantar o uso da Telemedicina, de forma complementar, o que trará uma grande melhoria na velocidade do acesso à consulta médica e implantar um posto de saúde 24h na nossa zona rural para agilizar o atendimento do pessoal da região.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Rozane Osaki: Implementar o novo plano de cargos e salários do magistério, ampliar as vagas em creches e construir uma nova creche, já autorizada pelo Governo do Estado, para crianças de zero a três anos para que as mães possam trabalhar fora sabendo que seus filhos estarão bem cuidados. Buscamos a implantação do Centro de Inclusão para autistas e outros portadores de necessidades especiais com terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, entre outros profissionais. Implantar o período integral de ensino com refeições completas para que nossas crianças sejam bem alimentadas e tenham um melhor aprendizado. Melhorar a infraestrutura das escolas adotando recursos tecnológicos como a lousa eletrônica nas salas de aula e compra de tabletes para os alunos da rede municipal de ensino. No que se refere à educação ambiental, vamos ampliar a parceria com a SPVS, onde nossos alunos recebem conhecimento sobre preservação, conservação e cuidados com o Meio Ambiente, e manter nosso projeto Turismo nas Escolas que, além de aspectos da nossa cultura e patrimônio histórico, também aborda a importância da conservação e preservação do nosso patrimônio natural. 

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Rozane Osaki: Recentemente nós implantamos o sistema de Tarifa Zero no transporte público municipal, o que já melhorou bastante a mobilidade, principalmente para nossa população mais humilde. Vamos desenvolver e implantar projetos de acessibilidade pelo município. Vamos implantar internet gratuita nas escolas e praças para democratizar o acesso à rede. Vamos dar continuidade no programa de pavimentação do município, asfaltando mais ruas na área urbana e rural. Continuar com nossa luta pela Rodovia dos Portos para ligar nosso porto diretamente a BR-277, tirando o trânsito de caminhões pesados de dentro da cidade. Fazer a revitalização da Avenida Conde Matarazzo que será construída em concreto; entre outras melhorias.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Rozane Osaki: Vamos desenvolver um plano abrangente e sustentável para identificar as áreas com maior déficit habitacional, perfil socioeconômico das famílias, e utilizar tecnologias de georreferenciamento para mapear áreas de risco e identificar terrenos disponíveis e adequados para construções. Implementar programas de habitação social, como o Minha Casa, Minha Vida. Implementar e reforçar leis de uso do solo que impeçam a ocupação de áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a enchentes. Investir ainda mais no nosso programa de regularização fundiária voltado para a regularização de terrenos que possuem problemas documentais, como falta de averbações, inconsistências no IPTU, entre outros.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Rozane Osaki: Vamos criar uma incubadora de startups e incentivos para indústrias não poluentes se instalarem em Antonina. Criar um Centro de Informações Turísticas no Vale do Gigante, com sala para formação de guias turísticos para aproveitarem oportunidades de renda em nichos já existentes na região, como turismo de natureza, de aventura, de observação de aves, entre outras modalidades. Desenvolver com os pescadores e marisqueiras de Antonina o mesmo modelo de gestão cooperativa que adotamos na nossa agricultura familiar e que tem gerado ótimos resultados para os pequenos agricultores. Trabalharemos na nova marina para 800 grandes barcos que está se instalando em Antonina e que, com ela, trará toda uma cadeia de serviços de manutenção de embarcações e estaleiro. Além de dar todo apoio e incentivo às atividades portuária, turística, comercial, entre outras.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Rozane Osaki: Antonina é uma cidade linda, cheia de cultura, história, com um rico patrimônio histórico, cultural e natural, um lugar com potencial para o desenvolvimento, e nós vamos desenvolver programas e ações para aproveitar todas as oportunidades que ela oferece. Nós já estamos trabalhando para isso. Gostaria de agradecer a todos que aqui me leem, aos que me ouvem nos programas eleitorais no rádio, aos que com tanto carinho têm me recebido em suas casas e àqueles que ainda irei visitar. Quero aproveitar a ocasião para convidar a todos para que venham conosco construir uma Antonina cada vez melhor, por isso, no dia 6 de outubro, vote 55.


Sair da versão mobile