Marcelo Roque assume a presidência do PSD, em Paranaguá; solenidade contou com nomes importantes do partido


Por Flávia Barros Publicado 06/06/2023 às 01h08 Atualizado 18/02/2024 às 13h20

O prefeito Marcelo Roque deixou o Podemos e foi empossado, oficialmente, como presidente do Partido Social Democrático (PSD) em Paranaguá. A solenidade de filiação aconteceu na noite desta segunda-feira (5), no auditório do Hotel Camboa, com a presença dos deputados estaduais Alexandre Curi e Márcio Nunes, este último também secretário estadual de Turismo, e do secretário estadual de Infraestrutura, deputado federal e vice-presidente do PSD no Paraná, Sandro Alex.

De olho em 2024

O primeiro a discursar foi o deputado estadual Alexandre Curi. Ele enalteceu os projetos implementados ao longo dos mandatos de Marcelo Roque. “É um prefeito que entende que a política só tem razão de existir se for para melhorar a vida das pessoas. É por isso que é o prefeito da Tarifa Zero, por isso que ele foi diversas vezes à Curitiba lutar por demandas históricas como a passarela dos Valadares; responsável por mais de 150 km de ruas pavimentadas”, disse Curi.

O parlamentar também já deu o primeiro sinal do que seria o assunto mais comentado da noite: o futuro político de Marcelo Roque. “O PSD do Paraná comemora, pois o prefeito está vindo a convite do maior nome do partido, que é o governador Ratinho Jr, que o convidou pessoalmente. Pode ter certeza que o PSD de Paranaguá vai voltar a ter um deputado estadual”, afirmou Alexandre Curi.

A base em 2024 para a presidência, em 2026

O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, citou os feitos políticos do primeiro mandato de Ratinho Junior, reeleito em Paranaguá com 74% dos votos, e afirmou que daqui a três anos o governador vai se candidatar à presidência do Brasil. “Primeiro porque é o mais preparado. Não temos ninguém na corrida presidencial que foi deputado estadual, federal, governador reeleito e tem nome nacional. Mas, para que isso aconteça, tem um passo anterior, que são as eleições do ano que vem”, defendeu.

E essa reunião de hoje tem um efeito muito simbólico, aqui é a cidade mãe do Paraná, então damos hoje o pontapé inicial para as eleições do ano que vem. Com a entrada do Marcelo Roque no partido tenho certeza que o PSD irá fazer um grande número de prefeitos e vereadores, e o Marcelo Roque como deputado estadual”, finalizou Márcio Nunes, afirmando que o chefe do Executivo municipal será o candidato do partido na região.

Em nome do governador

Já o vice-presidente do PSD no Paraná e secretário estadual de Infraestrutura, o deputado federal Sandro Alex, disse que o partido quer para o estado o que Marcelo Roque desenvolveu à frente da Prefeitura de Paranaguá.

Em nome do governador Ratinho Jr, presidente do PSD no Paraná, quero enaltecer a vinda do prefeito Marcelo Roque para o partido, para que ele coloque em prática em todo o estado os grandes projetos que implementou aqui em Paranaguá. Hoje o grande vencedor é o partido que recebe Marcelo Roque em seu quadro”, discursou.

Novo presidente

Já como novo presidente do PSD em Paranaguá, Marcelo Roque fez questão de citar nominalmente diversas pessoas presentes, desde secretários, vereadores a líderes sindicais e religiosos e analisou os próximos passos, após a nomeação.

O partido crescerá muito, já nas próximas eleições, com certeza teremos muitos prefeitos e vereadores. É uma honra e satisfação ter recebido esse convite do governador Ratinho Junior. Já me lançaram a pré-candidato a deputado estadual e será uma honra abraçar a missão. Aqui nós também temos excelentes candidatos à minha sucessão que, certamente, darão sequência ao trabalho que estamos desenvolvendo, como o André Pioli, a Christiane Yared, o Fabio Santos”, disse Roque.

O prefeito também ressaltou que o cenário político é favorável para o desenvolvimento da cidade. “Pela primeira vez temos o tripé unido em prol da cidade: porto, município e estado“, avaliou.

Remotamente

Até quem não pôde estar presente à solenidade, a exemplo do diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, mencionou a posse em redes sociais.

Sua adesão demonstra confiança nos valores e propósitos de nosso partido! Infelizmente não pude estar presente, pois estou embarcando para a Europa para representar os portos paranaenses numa importante feira que acontece em Roterdã. Essa união histórica entre o governador; a Portos do Paraná e a prefeitura de Paranaguá trará grandes benefícios para todos e sobretudo mais desenvolvimento à nossa cidade”, publicou André Pioli em suas redes sociais.

Cúpula municipal

Com a posse, o PSD, em Paranaguá, passa a ter a seguinte diretoria executiva: Marcelo Roque, presidente; o vice-prefeito, José Carlos Borba, como vice-presidente; a secretária municipal de Assistência Social Ana Paula Falanga, no cargo de secretária-geral do partido; como primeiro tesoureiro, o secretário de Fazenda e Orçamento Maurício Coutinho; e na função de segundo tesoureiro, o secretário de Esportes Helton Ambrósio.