Novo pedido de vistas adia votação das contas de Baka Filho para terça-feira


Por Redação JB Litoral

NULL

Depois de perder oportunidade de debater e votar a prestação de contas do ano de 2007 do ex-prefeito José Baka Filho (PDT) na semana passada diante de um plenário praticamente vazio, ao aprovarem o pedido de vistas do vereador Waldir Leite (PSC), a Câmara sofreu uma enorme pressão popular na última terça (2). 

A expectativa gerou uma série de convocação dos eleitores nas redes sociais que resultou na lotação do plenário e em manifestações com faixas e cartazes por diversos segmentos.

Mesmo com o adiantamento da sessão para às 18 horas, em razão da audiência pública da Klabin às 19 horas, o plenário ficou quase totalmente lotado e a pressão surtiu resultado nos vereadores.
O vereador Antonio Ricardo dos Santos (PROS) que retornava ao cargo, depois de um

ano exercendo a função de Secretário de Meio Ambiente e presidente da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar), pediu vistas do processo, alegando que não teve tempo para estudar o parecer de irregularidade exarado pelo Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE/PR).

A reação do público foi imediata que dispararam a primeira vaia. Em defesa contra o pedido de vistas, o vereador Arnaldo Maranhão (PSB) defendeu que o assunto era de conhecimento de todos e os documentos estavam a disposição na Câmara Municipal.

Da mesma forma, a vereadora Laryssa Castilho (PRB) que também foi contrária ao pedido de vistas, ressaltou o fato do vereador tem sido vice-prefeito de José Baka Filho em 2007 e que teria, em tese, de ter conhecimento do que ocorreu na administração.

O vereador Adalberto Araujo (PSB) também contrário ao pedido de vistas, reforçou o argumento de Maranhão e disse não seria justo com o público adiar a votação mais uma vez.

Colocado em votação, o placar terminou empatado e coube ao presidente da Câmara, Jozias de Oliveira Ramos, que é o atual presidente PDT, mesmo partido do ex-prefeito, dar o voto de Minerva.

Sem titubear e com convicção, Jozias votou a favor do pedido de vistas adianta a votação para próxima terça-feira.

Além de Jozias Ramos, também votaram a favor do pedido de vistas os vereadores Ricardo, Waldir Leite (PSC), Elto Arcega (PSL), Jacizinho (PSL), Sandra Neves (PDT), Sandra do Dorinho (PP), Carlinhos da Ilha (PPS) e Marcio Costa (PRP).

Votaram contra o pedido de vistas os vereadores Adalberto Araujo, Adriano Ramos SDD), Laryssa Castilho, Arnaldo Maranhão, Edu, Nagel (PSD), Marquinhos Roque (PMDB) e Ivan da Fafipar.

Público repudia decisão

Após a aprovação do pedido de vistas, o público com gritos de “vergonha, vergonha” e jargões de guerra como “ei vamos mostrar os inimigos de Paranaguá” o público no plenário repudiou com veemência a decisão dos vereadores.

Eles deixaram a Câmara alertando que estarão presentes na votação. “Terça a gente volta”, cantavam enquanto deixavam o plenário.

A imprensa local este presente na cobertura da votação, desde jornais, emissoras de rádio AM e FM e a TVCI, que levou sua estrutura de imagem e profissionais de imprensa para uma cobertura ampla de cada momento da sessão.

Antes e durante a sessão o jornalista Oswaldo Eustáquio entrevistou diversos vereadores que anteciparam seu voto favorável ao parecer do Tribunal de Contas do Paraná na próxima terça-feira, entre eles, os vereadores Ivan Aparecido Hrescack (PMDB), o Ivan da Fafipar, Eduardo Francisco Costa de Oliveira (PSDB), o Edu e a vereadora Laryssa Castilho (PRB).

Veja como foi à sessão.

 

Sair da versão mobile