Número de vereadores reeleitos no Litoral atinge 39,8%, enquanto o de novos parlamentares salta para 60,2%


Por Cleverson Teixeira Publicado 12/10/2024 às 17h31

O resultado das eleições municipais, divulgado no dia 6 de outubro, mostra que as bancadas das Câmaras de Vereadores do litoral paranaense apresentarão uma mudança significativa nos próximos meses. Em seis das sete cidades da região, observa-se um número considerável de novos parlamentares que tomarão posse no dia 1º de janeiro. O JB Litoral analisou o índice de eleitos e reeleitos dos municípios de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Dos 68 vereadores eleitos nessas localidades, 27 conseguiram manter suas cadeiras na Casa de Leis, resultando em um percentual geral de, aproximadamente, 39,8%. Já com relação aos novos membros da Câmara, esse índice salta para 60,2%, totalizando 41 novos parlamentares.

Para chegar a esses números, foi realizada a somatória do percentual de cada cidade. Com isso, a Câmara de Morretes, com a reeleição de João Peluso (PSD), Fabiano Cit (União), Pastor Deimeval (Republicanos), Mauro TGV (MDB) e Cesar Cassilha (Podemos), atingiu 45,5%. Antonina, que manterá os vereadores Paulo Broska (PSD), Tharson (União), Valmir Godoi (PL) e Zé Boiadeiro (Solidariedade), obteve 36,4%.

Pontal do Paraná apresentou 54,5% de reeleitos, tornando-se a cidade com a maior taxa da região litorânea, a qual continuará sendo representada por Sene (Novo), Marcelo da Saúde (PSB), Elinete (MDB), Juvanete (União), Nega (MDB) e Cirineu do Esporte (PSB). Em Matinhos, Marcio do Seda (PSD), Lucas Pesco (PRTB), Almir (MDB) e Jair Pescador (PL) também se reelegeram, totalizando 30,8%.

O município de Guaratuba, com a vitória dos veteranos Ricardo Borba (Podemos), Professora Catia do Doro (PSD), Maria do Neno (PP), Felipe Puff (Republicanos) e Juliano Petruchio (MDB), somou 38,5%.

Já a menor cidade do Litoral, Guaraqueçaba, reelegeu Thuca da Saúde (PSDB), Julhardy Filho do Barriga (Republicanos) e Ivan França (Republicanos). Com isso, a porcentagem de parlamentares que manterão os seus cargos é de 33,3%.

QUEM SÃO OS NOVOS VEREADORES

Entre as seis cidades citadas, Matinhos lidera o percentual de renovação na Câmara, alcançando 69,2% com a chegada de Sandro do Gás (PSD), que já foi vereador na gestão 2017/2020, além de Roque Sozo (PRTB), Leandro Bertoti (PSDB), Dan (MDB), Professor Kayan (PODE), Hirman da Saúde (PODE), Michel da Peixaria (REPUBLICANOS), Nelinho Lourenço (PRTB) e Juliano Leite (REPUBLICANOS).

Na sequência, aparece Guaraqueçaba, com 66,7%. A cidade elegeu Polaco da Marina do Formar (Republicanos), Elton Mendes (MDB), Edgard (MDB), Jefinho Barboza Rosa (União), Edvaldo da Popunha (União) e João Luiz (PSDB).

Em Antonina, Yuri Osaki (União), Lucas Peluso (Republicanos), Professora Patricia Takassaki (PL), Rafael (Podemos), Sara (PSD), Sandra Baltazar (PP) e Vitor Fernandes (PP) representam 63,6% de renovação. Sendo que os dois últimos futuros parlamentares já foram vereadores entre os anos de 2017 e 2020.

Guaratuba terá como membros novatos o Dr. André (Podemos), Rato Ratatui (Avante), Wallace da APAGRE (Avante), Ricardinho da Garagem (PDT), Dra. Sandra (Podemos), Adriana Fontes (União), Marcio Tarran (PSD) e Diego da Ana Maria (PL). Essa composição equivale a 61,5%.

Já em Morretes, farão parte da bancada da Casa de Leis Vardinho (MDB), Antonio da Agromania (Republicanos), Luciano da VP (PL), Silvia Stopasol (Solidariedade), Samira da Saúde (PSD) e Taninha da Luz (PSD). Eles representam uma renovação nas cadeiras parlamentares de 54,5%.

Por fim, Pontal do Paraná registra 45,5% do total de novos vereadores. Assim, a bancada receberá Oseias (PSD), Any Messina (UNIÃO), Cleonice (PP), Pastor Jhonatan (PSD) e Nei da Pesca (NOVO).


NÚMERO DE PARLAMENTARES POR HABITANTES


Vale destacar que a quantidade de parlamentares nas Câmaras varia de acordo com o número de habitantes de cada município. A responsável por determinar o total de membros é a Lei Orgânica, a qual se baseia nas regras estabelecidas pela Constituição Federal.

Dessa forma, cidades com até 15 mil habitantes possuem 9 vereadores e, regiões que atingem 30 mil, totalizam 11 cadeiras. Em contrapartida, as localidades que ultrapassam os 30 mil e chegam a 50 mil moradores, contam com 13 representantes.

MUNICÍPIOS   NÚMERO DE HABITANTES- IBGE (2022)REELEITOSNOVA BANCADATOTAL DE CADEIRAS
ANTONINA18.0914711
MORRETES18.3095611
GUARAQUEÇABA7.430369
PONTAL DO PR30.4256511
MATINHOS39.2594913
GUARATUBA42.0625813

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *