PDT lança Jozias Ramos para vice-prefeito de Paranaguá em 2016


Por Redação JB Litoral

NULL

Atual presidente da Câmara Municipal de Paranaguá pela segunda vez e pai do secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Ramos que é casado com a filha do prefeito Edison de Oliveira Kersten, o vereador Jozias de Oliveira Ramos (PDT) teve seu nome lançado como pré-candidato a vice-prefeito na eleição de 2016. 

A decisão ocorreu na reunião semanal do partido, realizada nesta noite (9) na sede improvisada do PDT, localizada na sede da empresa do vereador, com  a presença de filiados e pré-candidatos a vereador do partido, segundo informou uma fonte que participou do lançamento de Jozias nesta pré-candidatura.

Integrante do grupo político do ex-prefeito José Baka Filho (PDT), o vereador vive sua segunda gestão na presidência da Câmara Municipal, a primeira ocorreu na gestão anterior de 2011 a 2012.

Atualmente Jozias Ramos possui uma forte participação na atual administração que, em 2014, ainda foi maior com a presença de diversos integrantes de seu grupo e apoiadores de campanha em cargos estratégicos na gestão Kersten, iniciada em julho de 2013.

Além de integrantes do grupo político, como a atual Secretária da Administração Adriana Albini, pessoas com laços parentescos já exerceram cargos no secretariado, como Débora Ramos no urbanismo e o filho nas secretarias do Trabalho, Chefia de Governo e, agora, na recém-resgatada, Indústria e Comércio.

A proximidade com o prefeito Kersten, aliado aos laços familiares não se descarta a possibilidade que Jozias Ramos se torne o vice-prefeito na chapa majoritária do atual prefeito. Entretanto não se falou nome de pré-candidato a prefeito para integrar a chapa majoritária em 2016. Mas vale destacar que o PDT lança a pré-candidatura para vice-prefeito, na semana seguinte que o prefeito Kersten anunciou sua condição de pré-candidato.

A decisão de quem será a chapa majoritária que o vereador poderá integrar ainda será alvo de debate na Convenção Municipal do PDT que acontece no próximo ano.

Contas de 2012 desaprovadas pelo TCE/PR

Atualmente o presidente Jozias Ramos teve suas contas da Câmara de Paranaguá de 2012 desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), último ano da primeira gestão como presidente do Poder Legislativo.

As informações foram obtidas pelo JB na última semana, mostram o Parecer nº 5069/2014, referente ao Processo 182722/13, que confirmou a reprovação das contas pelo TCE-PR, no ano de 2012, justamente no período eleitoral, onde Jozias foi reeleito para mais um mandato como vereador.

O processo teve como relator o conselheiro Ivan Benis Bonilha, que em 2014, foi eleito presidente do TCE-PR, demonstrando a qualificação da análise feita das contas do atual presidente da Câmara.

No processo, defenderam o Legislativo como procuradores, os advogados Antonio Jairo Matozo Junior, Cassiano Jose de Oliveira Silva, Janice Xavier Pereira, José Maria Martins do Carmo e Rosana Temporão Monteiro.

Apesar do TCE-PR divulgar a reprovação em seu site, o conteúdo integral dos processos não é disponibilizado. Porém, segundo o Parecer em questão, as contas do exercício de 2012 foram desaprovadas, inclusive com fixação de multa. A decisão foi divulgada no dia 19/03/2014. A Instrução 629/2014, de 13/09/2013, concede mais detalhes a respeito da reprovação, afirmando que as contas tinham irregularidades materiais, algo que trouxe cabimento à aplicação de multa administrativa.

O JB entrou em contato com a assessoria da Câmara Municipal para saber em qual estágio está o andamento processual da reprovação decretada pelo TCE-PR, assim como se a multa imposta pelo Tribunal foi paga por Jozias, no entanto, a reportagem não obteve resposta.

Sair da versão mobile