Prefeito de Antonina cumpre parte da promessa e resgata seu secretariado


Por Redação JB Litoral Publicado 21/02/2018 às 10h46 Atualizado 18/09/2024 às 15h56

Sem uma saída imediata para baixar o limite legal de gastos com a folha de pagamento que chegou a 60% no final de 2017, o Prefeito de Antonina José Paulo Vieira Azim (PSB), o Zé Paulo, usou de uma estratégia que poderá trazer problemas no futuro, ao exonerar 39 cargos comissionados, esfacelando seu secretariado com a promessa de resgatá-lo a partir de janeiro deste ano.

A informação de que os cargos seriam recompostos partiu do Ex-secretário de Turismo e Cultura, Eduardo Nascimento, o Bó, em uma postagem feita nas redes sociais. Entretanto, parte da promessa foi cumprida pelo prefeito que já nomeou, segundo o Portal de Transparência, nove secretários, a maioria os mesmos que foram exonerados em dezembro. Entre os que não retornaram, está justamente Eduardo Bó, que teve sua pasta assumida por Thiago Afonso de Souza. O mesmo ocorreu com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Yuri Yoriaki Osaki, filho da Vereadora Rozane Maristela Benedetti Osaki (PSB), a Rozane do Tiba, que perdeu sua pasta para Fernando José Dias Carneiro. Rumores dão conta de que isto ocorreu em represália, depois que sua mãe votou contra a instituição do 13º salário e abono de férias do prefeito, vice-prefeito e vereadores no final do ano passado.

O JB Litoral recebeu a informação de que na rescisão o Prefeito Zé Paulo, que não esclareceu porque não pagou as rescisões do secretariado, empenhou mais de R$ 102 mil para pagar os cargos comissionados exonerados em dezembro. O problema foi falta de recurso. Nesta recomposição, até mesmo Patrícia dos Santos Fernandes, esposa do Vereador Vitor Fernandes (PSB), que não recebeu cerca de R$ 2,7 mil de verba rescisória no ano passado, retornou com o cargo de Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.

Comunicação volta, mas não responde

Vale destacar que, após seu retorno para a Secretaria de Comunicação, que ganhou o suporte da Chefia de Divisão de Comunicação, por meio da nomeação de Vitoria Machado Ribeiro, o titular da pasta, Jorge Alberto Sonda, procurado pela reportagem para dar informações sobre o secretariado, não deu retorno. 

Veja como ficou o novo secretariado que muda, pela terceira vez, em apenas 13 meses de gestão. Permanecem no cargo Areadne Francisca de Oliveira Dias Cruz (Assistência Social), Celso Luiz Santos Wistuba (Indústria e Comércio), Dilza Ferrari de Carvalho (Educação e Esporte), Eguinaldo Vieira (Administração), Jorge Alberto Sonda       (Comunicação), Thiago Afonso de Souza (Turismo e Cultura), Carolina de Souza Freire (Chefe de Gabinete), Marcio Hais de Natal Balera     (Relações Institucionais) e Odileno Garcia Toledo (Saúde). Estreia no secretariado Thiago Fernando de Souza (Procurador Jurídico) e Fernando José Dias Carneiro (Agricultura e Meio Ambiente).