População acima de 80 anos terá direito a 4ª dose no Litoral


Por Publicado 24/03/2022 às 18h42 Atualizado 17/02/2024 às 04h44
vacina, paranaguá, idoso,

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) realizada nesta quinta-feira (24), gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e das secretarias municipais de Saúde aprovaram o início da vacinação da quarta dose de reforço contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos em todo o Paraná. A decisão seguiu a recomendação do Ministério da Saúde, anunciada nesta quarta-feira (23).

Com a novidade, os 7 municípios do Litoral começam a imunizar o novo grupo assim que o Estado receber as doses de imunizantes, previstas para a 1ª quinzena de abril.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou da reunião, e disse que o processo de vacinação é dinâmico, e que seguir as recomendações dos órgãos competentes garante mais proteção à população. “Devemos estender a 4ª dose para população acima de 80 anos, mas estamos pleiteando no PNI que possamos estender para toda a população acima de 18 anos, de forma decrescente”, disse.

Esperamos as doses que o Ministério da Saúde irá nos mandar. Os municípios são nossos parceiros e contamos com todos eles para efetuarem a busca ativa e que não deixemos de lado essa ação tão importante”, acrescentou o gestor da saúde.

Atualmente, o Paraná já aplicou 3.995.416 terceiras doses. Quase 80% da população também já foi vacinada com as duas doses ou a dose única (ciclo completo).

O JB Litoral fez um levantamento que aponta que quase 90% do Litoral já está vacinado com as duas doses. As cidades que se destacam ficam nas praias (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná), todas atingindo 100% da expectativa populacional em 2020, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.