Porto de Antonina começa a receber navios maiores após mais uma etapa da dragagem


Por Redação JB Litoral Publicado 22/04/2021 às 20h17 Atualizado 16/02/2024 às 00h12
Dragagem Antonina

Por Marinna Protasiewytch com informações da AEN

O Porto de Antonina está passando por um programa de dragagem no canal de acesso ao terminal. Nesta semana, foi publicada a portaria de alteração do da profundidade do calado. Com isso, o trajeto das embarcações passa de 8 para 8,5 metros. O resultado foi aprovado pela Autoridade Marítima, a Capitania dos Portos do Paraná.

O processo para certificação da nova profundidade foi avaliado através da análise dos levantamentos da batimetria realizada na última atividade de dragagem no canal de acesso ao Porto de Antonina, finalizada em agosto de 2020.

“Considerando que o Porto de Antonina movimenta, principalmente, granéis sólidos, esse aumento de meio metro significa aproximadamente mais 2.500 toneladas de carga em cada navio que o porto recebe”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Continuidade ao serviço

A expectativa é chegar até os 9,5 metros após a conclusão de toda a programação de dragagem no local. O diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que isso “faz parte de um plano de adequação até atingir o calado máximo possível. Com certeza essa medida trará maior competitividade ao terminal de Antonina, impactando diretamente na viabilidade de atração de maiores volumes de carga”, garante o diretor.

Segundo Gilberto Birkhan, presidente da Terminais Portuários Ponta do Félix (TPPF), que opera em Antonina, o impacto desse aumento de calado será direto na primeira operação de embarque de farelo de soja, já nos próximos dias.

“É muito importante contarmos com isso, porque seremos muito atrativos para cargas que merecem uma dedicação especial no manuseio”, afirmou o presidente da TPPF, se referindo ao farelo de soja não transgênico que é movimentado pelo terminal.