Porto de Paranaguá ganhará Mirante, Centro de Convivência e receptivo turístico

por Redação JB Litoral
29/08/2019 17:15 (Última atualização: 24/02/2020)

No último dia 15, em visita ao Porto de Paranaguá, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez o lançamento do concurso de projetos de arquitetura com o intuito de construir um mirante para visitação turística no porto da cidade. Com premiação de R$ 50 mil para o vencedor, os projetos devem prever um Centro de Convivência para a família do caminhoneiro, que opera na faixa portuária, Mirante e Receptivo Turístico.

Apesar de já ter sido lançado oficialmente, a Portos do Paraná informou que o edital do concurso ainda não foi concluído. “Ele está sendo revisado, mas assim que for publicado em Diário Oficial passamos todas as informações solicitadas”, informou a Assessoria de Comunicação em resposta aos questionamentos do JB Litoral.

A princípio, sabe-se que este concurso está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, que é quem realizará o pagamento do prêmio ao vencedor. Este é mais um dos inúmeros investimentos de Ratinho Junior no turismo do Litoral, região que vem sendo muito beneficiada pela atual gestão.

A orientação que o Governador Ratinho Junior tem defendido desde o inicio de sua gestão é a de fomentar a matriz econômica do Estado com o turismo e transformar o litoral a partir do porto, investindo de forma planejada visando dar um salto de qualidade no setor, visando o aquecimento econômico do Paraná.

O anúncio do mirante ocorreu pela primeira vez, em maio deste ano, pelos diretores Luiz Teixeira da Silva Júnior (Operação), João Paulo Ribeiro Santana (Meio Ambiente) e André Luiz Pioli Bernascki (Comercial), durante reunião realizada no Palácio Taguaré com empresários do setor de turismo da cidade e os vereadores Luiz de Sá Maranhão (PPS) e Adriano Ramos (PHS), que buscavam o resgate das visitas técnicas ao porto.

Neste dia, Adriano Ramos sugeriu a construção deste mirante do lado de fora da faixa portuária, para que as pessoas pudessem ver os navios atracados no cais, de forma individual. Na época, o Diretor de Operação, Luiz Teixeira da Silva Júnior, defendeu que esta ferramenta turística dever ser investida pelo Poder Público e adiantou que já era um projeto sendo estudado no porto.

Opção aos parnanguaras e turistas

Com investimento em infraestrutura, comunicação, qualificação das regiões turísticas e um trabalho conjunto com a iniciativa privada, a atual administração estadual quer atrair mais visitantes ao Paraná e, também, fomentar o trânsito interno de turistas do próprio Estado.

Já estão em vigor dois programas prioritários, o Destino Paraná, com campanhas voltadas aos estados vizinhos, e o Viaje Paraná (www.viajeparana.com), que divulga as atrações turísticas aos próprios paranaenses. Em Paranaguá, o mirante terá o objetivo de ser uma opção de lazer e turismo, tanto para os parnanguaras, quanto a visitantes e caminhoneiros, que estarão no local devido à natureza de seu trabalho. “As pessoas que visitam Paranaguá têm muita curiosidade em conhecer e ver o funcionamento do porto. Isto trará, sem dúvida, reflexos positivos para a economia da região”, afirma o Empresário Eduardo Peretti Maranhão, proprietário da rede de hotéis Camboa.

 

Com informações da AEN

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments