Porto de Paranaguá já recebeu 7 mil visitantes em 2015

por Redação JB Litoral
21/09/2015 13:00 (Última atualização: 21/09/2015)

NULL

Nos nove primeiros meses de 2015, cerca de 7 mil pessoas visitaram o Porto de Paranaguá. Nesse período, mais de 180 grupos de estudantes, empresários e técnicos da área conheceram melhor o complexo portuário paranaense.

Os visitantes são das mais variadas origens – grupos escolares de Paranaguá, empresários japoneses, chineses e coreanos, produtores do interior do Estado, que frequentemente usam o porto para escoar sua produção e vêm até a cidade para ver como funciona a logística de exportação.

“Recebemos desde grupos escolas e de universidades até grupos de profissionais das mais diversas áreas. A ideia é mostrar para a comunidade como funciona o porto, esta engrenagem fundamental para o desenvolvimento econômico de toda a região e do País”, afirma o diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

COMO AGENDAR – Para visitar o Porto de Paranaguá é preciso fazer um agendamento prévio, sujeito à disponibilidade de agenda e atendimento. Basta preencher um formulário online, pelo site www.portosdoparana.pr.gov.br, no link Visitas ao Porto, no lado esquerdo da homepage.

Também é necessário informar todas as informações do grupo de visitantes, com nome completo, RG e CPF de todas pessoas do grupo. Por uma determinação da Receita Federal do Brasil (RFB), o porto não está aberto para visitas turísticas individuais ou em pequenos grupos.

A visita é composta por uma palestra que mostra o contexto histórico e socioeconômico do Porto de Paranaguá. Depois, o grupo é conduzido ao cais do porto para conhecer de perto as operações. A passagem pelo cais só é permitida dentro de ônibus ou vans para a segurança dos visitantes.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Até o final do ano já estão agendadas outras quarenta visitações, com cerca de 2,5 mil pessoas. “Mesmo assim, ainda é possível fazer agendamentos. Conhecer o porto enriquece o currículo e a perspectiva profissional dos estudantes e abre novas fronteiras aos empresários”, afirma o diretor comercial da Appa, Lourenço Fregonese.

PORTO ESCOLA – Uma iniciativa inédita na cidade de Paranaguá incrementou o programa de visitas do porto neste ano. No primeiro semestre de 2015 foi lançado o projeto Porto Escola, que leva os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade para conhecer o complexo portuário.

Toda semana, os alunos que visitam o local também recebem orientações básicas sobre educação ambiental e segurança no trabalho.

Até o ano que vem, serão contemplados dois mil alunos. Também está prevista a participação de estudantes das escolas localizadas nas cinco Ilhas do município de Paranaguá – Piaçaguera, Vila São Miguel, Amparo, Eufrasina e Teixeira.

SERVIÇO – Em caso de dúvidas, as informações sobre as visitas ao Porto de Paranaguá podem ser obtidas pelo telefone (41) 3420-1326 ou no email visitas@appa.pr.gov.br

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments