“Porto em Ação” atende mais de 400 caminhoneiros com informações e serviços

por Redação JB Litoral
12/05/2015 21:32 (Última atualização: 12/05/2015)

NULL

Mais de 400 caminhoneiros que chegaram a Paranaguá nesta terça-feira (12) participaram do programa Porto em Ação, projeto que oferece a esses profissionais informações, orientação e serviços. Foi a primeira edição de 2015 deste projeto, que é coordenado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e realizado no Pátio de Triagem.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que o foco principal foi esclarecer os profissionais sobre as regras do carga online – sistema informatizado de programação de cargas, que eliminou as filas de caminhões para carga e descarga no Porto. Além disso, o Porto em Ação mostrou a importância da participação do caminhoneiro para manter a cidade de Paranaguá mais limpa e o respeito no trânsito.

Anualmente, cerca de 350 mil caminhões passam pelo pátio de triagem. No pico da safra, são mais de 2,4 mil caminhoneiros por dia.

CIDADANIA – Durante a ação, os motoristas também têm acesso a alguns serviços e atividades lúdicas ou informativas. Nesta edição, por exemplo, foram promovidas aulas de violão, divulgação da Campanha Maio Amarelo, que pretende chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

Outra importante ação foi promovida pela 1ª Regional de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde: foram realizados mais de 200 exames de pressão, glicemia, hepatite e HIV.

O caminhoneiro José Décio de Oliveira, de 58 anos, descobriu que precisa tomar mais cuidados com a pressão alta. “Há muito tempo que eu não fazia um exame. Agora preciso me cuidar”, afirma o motorista.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além dos cuidados médicos, os caminhoneiros também se divertiram com rodas de violão promovidas pela Pastoral da Aids, que animou os participantes da ação integrada. “É muito divertido poder tocar uma viola com os colegas de boleia. Pudemos aliviar a nossa tensão com uma boa música”, afirmou o motorista Roberto Salles, 51 anos, de Toledo.

MEIO AMBIENTE – As atividades começaram às 9 horas, com os testes de saúde e a distribuição de cartilhas informativas. No período da tarde, foi ministrada uma palestra sobre a corresponsabilidade que os motoristas têm na geração e destinação correta de resíduos.

Os caminhoneiros também receberam materiais de conscientização e educação ambiental, como orientações sobre o devido lacre das bicas e a correta destinação dos resíduos da viagem e da carroceria. Os motoristas também receberam os kits com sacos de lixo e folder informativo, desenvolvido para a Operação safra 2015.

PARCERIA – Realizado mensalmente, o Porto em ação é uma parceria da Appa com a Pastoral Rodoviária de Paranaguá, Prefeitura de Paranaguá, Guarda Municipal, 1ª Regional de Saúde, Ambiens, ONG Novos Rumos e G10 Transportes.

O diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, lembra que o projeto é aberto para empresas e entidades interessadas em participar das ações. “O Porto em Ação retoma suas atividades e será realizado todas as segundas terças-feiras do mês, levando de maneira integrada informação e cidadania aos caminhoneiros”, disse Fregonese.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments