Portos do Paraná realiza levantamento de habilidades necessárias para cada função


Por Redação JB Litoral Publicado 22/05/2021 às 11h43 Atualizado 16/02/2024 às 02h52

Luiza Rampelotti

Desde agosto de 2020, a Portos do Paraná tem realizado um projeto de alinhamento e revisão dos modelos de gestão e governança da empresa pública, chamado “Orgulho de Ser Portos do Paraná”. O objetivo é se adequar às legislações vigentes, especialmente à Lei das Estatais (13.306/2016). Mês a mês, o projeto tem passado por diversas etapas que buscam fazer com que a Portos do Paraná tenha uma estrutura organizacional mais integrada; fortalecer os mecanismos de transparência e prestação de contas a todas as partes interessadas; favorecer o crescimento da operação portuária; além de implementar a meritocracia, entre outros.

Agora, em maio, na antepenúltima fase, a empresa pública está realizando o levantamento das habilidades necessárias para cada função. Por exemplo, no setor da comunicação, o funcionário deve ter bom texto, relacionamento interdisciplinar, inovação, etc. “Mapear cada uma dessas competências nos ajuda a saber qual o perfil dos funcionários que temos e que precisamos”, explica a assessoria de imprensa.

Neste mês, estão sendo realizados workshops com todas as diretorias, gerências e coordenações, para que possam revisar as competências, propor ajustes e determinar as prioridades de cada área. “Isso tudo em breve será objeto de uma autoavaliação para identificação das lacunas e necessidades de capacitação e, no final, vamos concluir o programa elaborando as Trilhas da Aprendizagem, com cada uma das unidades, para deixar encaminhada a estrutura para os programas de capacitação”, diz o diretor do Instituto Publix, Mário Woortmann, que está dando consultoria no projeto.

“Queremos ser referência”

Cada etapa do processo está sendo desenvolvida com participação direta e efetiva dos funcionários. Como afirma Woortmann, isso é importante porque as pessoas compreendem, participam e contribuem para o projeto de construção. “Lá na frente, quando estiver tudo pronto, haverá um sentimento de satisfação por terem ajudado a construir e efetivar a mudança na empresa, nas diversas frentes do projeto. É o sentimento de identificação e senso de pertencimento, um legado de todos”, destaca.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, todas as etapas, desde o ano passado, estão sendo muito produtivas e de aprendizado. “Queremos que seja reconhecida como autoridade portuária referência em sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, eficiência, competitividade e integridade. Assim, com transparência e participação de cada colaborador, nos tornaremos os melhores portos do Brasil”, comenta Garcia.

O resultado esperado ao fim do programa, em julho, quando será realizada a gestão efetiva da mudança, é que tanto a qualificação contínua dos funcionários quanto os resultados organizacionais e a imagem institucional da empresa sejam alavancados.“Quando você tem uma maior estruturação para a transparência, do ponto de vista de governança, e divulgação dos resultados de indicadores, isso traz um senso coletivo, interno, de que todos estão contribuindo para os resultados, e também para clientes e potenciais parceiros saberem estar investindo em um porto que está atento a seus processos de gestão”, conclui Mário Woortmann.