APPA gasta recursos com viagem de 12 dias em conferência de 03 na Rússia


Por Redação JB Litoral

NULL

Sem nenhuma divulgação no Portal de Informação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e tampouco na Agência Estadual de Notícias (AEN), a Diretora Jurídica da APPA, Jacqueline Andréa Wendpap e o Diretor de Operação, Luiz Teixeira da Silva Junior, representaram as áreas operacionais e o Presidente Luiz Henrique Tessuti Dividino na 84ª Conferência Anual da International Fertiliser Association – IFA, no período de 27 de maio a 07 de junho, na Rússia, em Moscow.

Somente agora esta viagem internacional de 12 dias vem a público, uma vez que o JB teve acesso a esta informação, por meio de uma fonte que prefere não se identificar. De posse desta misteriosa notícia, o JB oficializou no Setor de Protocolo da APPA, informações sobre esta viagem, pela Lei de Acesso a Informação, 12.527/2011, depois de uma pesquisa infrutífera no Portal da Transparência do Estado sobre os custos de estadia e passagens aéreas deste itinerário.

Num primeiro momento, a resposta da APPA confirmou a informação sobre a viagem, para a Rússia, dos dois diretores, com a alegação de que a motivação foi a intenção de discutir a modelagem de atendimentos logísticos de cargas e navios, em especial de produtos como cloreto de potássio para os portos do Paraná.

O porto disse ainda que o objetivo da missão técnica era o de debater o planejamento logístico desde a extração, transporte e embarque em terminais portuários da Rússia. A agenda do encontro incluiria visitas técnicas nas plantas de origem, no porto, e reuniões técnicas para transferência de tecnologia e análise de possiblidade de trazer estes produtos também em contêineres no contra fluxo da Rússia.

Porém, chamou a atenção, no documento, o fato de que o montante das despesas questionadas pelo JB não foram repassadas. A APPA limitou-se a informar que elas foram autorizadas e empenhadas, mas que não se encontravam no Portal da Transparência do Estado, o que explicou a pesquisa, sem sucesso da reportagem. Sem informar os valores, a estatal disse que as despesas foram realizadas pela APPA e não pela Central de Viagem do Estado do Paraná, como normalmente tem sido feito.
 

R$ 28 mil em uma Conferência de 03 dias

Com isso, o JB protocolou novo documento reforçando o pedido de informação dos recursos públicos gastos na viagem e o motivo pelo qual não houve nenhuma divulgação da participação da missão na Rússia. Na semana passada, desta vez, a APPA informou ao JB que foram gastos pelos dois diretores R$ 28 mil para aquisição de dólares referentes à ajuda de custo para viagem à Conferência na Rússia.

Em sua resposta, a APPA reforçou a motivação da viagem oficial para este evento técnico, mas, de forma estranha, disse que a participação dos Diretores Jacqueline Wendpap e Luiz Teixeira, na Conferência, não caberia “elaboração de matérias ou imagens”.

O JB pesquisou a respeito desta Conferência e descobriu que se trata de um evento, semelhante ao tradicional Intermodal South America, sob o nome de 84th IFA Annual Conference 2016, um evento promovido pela International Fertilizer Industry Association – IFA, ou seja, Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes.

No site do evento, www.ifa-moscow2016.org, consta a informação de que a Conferência Anual é restrita aos membros da IFA.  Todavia, apesar do custo de viagem financiar um período de 12 dias, a Conferência aconteceu do dia 30 de maio até 1º de junho, ou seja, apenas três dias. Encerrado o evento, os dois diretores ainda permaneceram na Rússia até o dia 05 ou 06, quando iniciaram viagem de retorno, com duração de quase 20 horas de voo até Curitiba.

 Segundo o Presidente da IFA, Abdulrahman Jawahery, a Conferência começou na segunda-feira (30) com um painel sobre a demanda de fertilizantes, na terça-feira (31) continuou com palestras e foi encerrada na quarta-feira (1º), com uma Assembleia Geral da entidade onde foram apresentadas as perspectivas do mercado de fertilizantes.
 

Central de Viagens do Governo do Estado
 

O JB pesquisou também, no Portal da Transparência do Estado do Paraná, mais especificamente na Central de Viagens, onde normalmente constam as despesas dos diretores e servidores da APPA que, em 2015, Jacqueline Wendpap realizou 27 viagens, enquanto que Luiz Teixeira Junior registrou 04 e o Diretor-presidente 18. Até a presente data, exceto por esta viagem que não está contabilizada na Central, a Diretora Jurídica tem o registro, no Portal, de quatorze deslocamentos, o Diretor de Operação nenhum e Luiz Dividino sete.

 

 

Sair da versão mobile