CooperaPortos 2024 começa nesta quarta (21) e reforça o papel de Paranaguá no cenário portuário nacional

A 31ª edição do evento acontece no Palácio Taguaré, em Paranaguá, e tem como foco sustentabilidade e boas práticas socioambientais


Por Luiza Rampelotti
image-32
image
O evento deste ano tem como tema central “Boas Práticas Socioambientais no Setor Portuário” e segue até sexta-feira (23), no Palácio Taguaré, sede do porto parnanguara. Foto: Portos do Paraná

A partir desta quarta-feira (21), Paranaguá será novamente palco de um dos mais importantes eventos do setor portuário brasileiro: o CooperaPortos, em sua 31ª edição. Realizado pela Portos do Paraná em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o evento deste ano tem como tema central “Boas Práticas Socioambientais no Setor Portuário” e segue até sexta-feira (23), no Palácio Taguaré, sede do porto parnanguara.

O CooperaPortos 2024 retorna à Paranaguá após edições realizadas em outras cidades, sendo a última, em 2023, sediada no Rio de Janeiro, reforçando a importância do porto paranaense no cenário nacional. O evento tem como principal objetivo promover o diálogo entre os diversos órgãos e entidades envolvidos na gestão portuária, buscando soluções conjuntas para os desafios operacionais enfrentados pelos portos brasileiros.

Foco na sustentabilidade e no Índice de Desempenho Ambiental

A sustentabilidade aquaviária e o avanço do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) estão entre os principais temas a serem discutidos durante o evento. A escolha do tema reflete a crescente importância das práticas socioambientais no setor portuário, que vêm ganhando destaque tanto em termos de competitividade quanto de responsabilidade corporativa.

Além de debater esses assuntos, o CooperaPortos visa à difusão de boas práticas de gestão que possam resultar em ganhos significativos para o setor, como a desburocratização de processos, aumento da transparência e melhoria da segurança nas operações portuárias.

Participação híbrida e diálogo interinstitucional

O evento contará com a participação de representantes dos setores público e privado, em formato híbrido, permitindo que os interessados acompanhem o evento tanto de forma presencial quanto remota. A iniciativa é considerada prioritária dentro da agenda ambiental da Portos do Paraná e da ANTAQ, e o objetivo é que os debates promovam um intercâmbio de experiências e o fortalecimento do diálogo interinstitucional.

Para aqueles que desejam acompanhar o evento remotamente, as inscrições para a transmissão podem ser feitas clicando aqui.

Protocolo de intenções

A 31ª edição do CooperaPortos também ocorre no contexto do Protocolo de Intenções firmado entre a ANTAQ e entidades como a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). Este protocolo visa promover o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de projetos que abrangem temas como gestão ambiental, ESG (ambiental, social e governança), governança corporativa, gestão de qualidade, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social e operações portuárias.

Confira a programação

*Com informações do Governo Federal

Sair da versão mobile