Empresa que assumiu PAR 50 há dois meses vai investir mais de meio bilhão de reais em área do porto de Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 18/06/2024 às 09h48
Estiveram com os representantes do governo e da Portos do Paraná o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; João Biral, conselheiro da Compagas; o assessor financeiro da Liquipar, Antonio Neto; e, pela Toyota Tsusho do Brasil, participaram o gerente-geral, Makoto Kawai, o gerente Roberto Adamiya e o coordenador de Projetos, Guilherme Akira Yamato. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Estiveram com os representantes do governo e da Portos do Paraná o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; João Biral, conselheiro da Compagas; o assessor financeiro da Liquipar, Antonio Neto; e, pela Toyota Tsusho do Brasil, participaram o gerente-geral, Makoto Kawai, o gerente Roberto Adamiya e o coordenador de Projetos, Guilherme Akira Yamato. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

São cerca de 85 mil metros quadrados de área e capacidade atual de 70 mil metros cúbicos de armazenagem, que deve aumentar para 205 mil. Esses são os números que compõem a PAR 50, área do porto de Paranaguá arrematada no ano passado e assumida, oficialmente, pela Liquipar Operações Portuárias há cerca de dois meses.

Na última terça-feira (11), membros da diretoria da empresa e parceiros comerciais estiveram no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, em Curitiba, onde participaram de uma reunião com o governador Ratinho Junior e o vice-governador, Darci Piana, e, também, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Durante o encontro, foi anunciado que a PAR 50 receberá o investimento de R$ 572 milhões, o suficiente para triplicar a capacidade de escoamento de líquidos pelo terminal, especialmente de combustíveis.

69% maior


O investimento superior a meio bilhão de reais é maior do que o previsto inicialmente. A área foi arrematada por R$ 1 milhão no leilão feito na Bolsa de Valores, e deveria receber um montante mínimo de R$ 338,2 milhões em obras de ampliação da capacidade operacional. O sócio controlador da Liquipar, Cleiton Santos Santana, detalha que o investimento inicia dois meses após a empresa assumir a área oficialmente e os impactos dessa injeção de recursos.

Vamos triplicar a capacidade estática de armazenagem, passando de 70 milhões de litros atuais para alcançar 205 milhões de litros. Também vamos construir o novo píer para escoar esses produtos, tanto na exportação quanto na importação de combustíveis”, explica.

Já o governador do estado destaca que, além de aumentar a capacidade de movimentação com os novos investimentos, será possível diversificar as cargas movimentadas na área. “É muito importante receber esse investimento de mais de meio bilhão de reais da Liquipar, em uma área do porto que, pelo potencial que tinha, era pouco utilizada. A área, além de ter a armazenagem de combustíveis líquidos, também poderá receber gás natural, ampliando a capacidade de movimentação de mercadorias pelo porto, bem como haverá ampliação do espaço de atração de navios”, destaca Ratinho Junior.

Concessões


Desde 2019, cinco áreas do porto de Paranaguá foram concedidas à iniciativa privada e leilões de outras três áreas portuárias (PAR 14, PAR 15 e PAR 25) estão previstos para ocorrer ainda neste ano, segundo a empresa pública que administra os portos paranaenses. A PAR 50, que compreende o terminal sob concessão da Liquipar, é voltada para a movimentação de produtos líquidos, como diesel, biodiesel e outros volumes químicos.

A Liquipar representa hoje um importante ativo para a movimentação de líquidos e com esses investimentos em uma nova tancagem e um novo berço de atracação teremos condições de ampliar cada vez mais o volume de cargas, atendendo não apenas o Paraná, mas todos os estados que dependem do porto de Paranaguá para suas importações e exportações”, ressalta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

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