Modernização, inovação e sustentabilidade no setor portuário serão debatidas na celebração de 30 anos da FENOP


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/06/2024 às 09h39
Porto de Pguá
Centenas de empresários, servidores e trabalhadores do setor portuário e governamental participarão dos eventos, que acontecerão em Brasília. Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

Faltam menos de 15 dias para a FENOP (Federação Nacional das Empresas de Operadores Portuários) reunir o setor portuário brasileiro em Brasília para três dias de debates, networking e celebração de seus 30 anos de existência. A programação, que acontece entre os dias 2 e 4 de julho no Centro Cultural Brasil 21, engloba o IX Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias (ENAPORT), o XII Congresso Nacional dos OGMOS (CONOGMO) e a II Conferência Nacional Permanente FENOP de Direito Portuário (PORTJUR), além de um coquetel comemorativo.

O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, destaca a importância dos eventos. “É um momento importante para debatermos os desafios e oportunidades do setor portuário, buscando soluções para questões como a modernização da legislação, a qualificação da mão de obra e a otimização dos processos. A FENOP tem como foco promover o diálogo e a troca de conhecimento, buscando a construção de um futuro próspero para o setor”, diz.

Centenas de empresários, servidores e trabalhadores do setor portuário e governamental participarão dos eventos, que abordarão temas relevantes como:

ENAPORT e PORTJUR:

  • Iniciativas públicas para conciliação e arbitragem: Análise da atuação do TCU e da ANTAQ na resolução de conflitos e a busca por novos instrumentos similares.
  • Responsabilidade securitária nas operações portuárias: Discussão sobre as propostas do novo governo federal para o setor, com foco na segurança.
  • Fortalecimento do setor empresarial portuário: Debate sobre temas estratégicos das entidades associativas e a busca por agendas conjuntas.
  • Automação nas instalações e operações portuárias: Apresentação dos avanços em tecnologia e automação nos terminais portuários.
  • Revisão do arcabouço legal portuário: Análise dos trabalhos da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados e outras iniciativas para a modernização da legislação.
  • Reforma tributária e os impactos nos serviços portuários: Discussão sobre as consequências da reforma tributária para o setor e as possíveis medidas estratégicas.

CONOGMO:

  • Desafios para o trabalho portuário e o futuro do OGMO: Visões e propostas de diferentes segmentos do setor sobre os desafios do trabalho portuário e as futuras atuações da FENOP.
  • Atuações do poder público e entidades privadas voltadas ao trabalho portuário: Debate sobre as ações das entidades públicas e privadas na gestão e regulamentação do trabalho portuário.
  • ESG e outras iniciativas de responsabilidade social no setor portuário: Análise das possibilidades para melhorar a gestão do trabalho portuário e as formas de contratação, de acordo com as leis.
  • Iniciativas FENOP sobre segurança nas operações portuárias: Apresentação dos trabalhos da FENOP em relação à segurança, saúde e preservação do trabalho portuário.

Inovação em foco

Em 2024, a FENOP lança o 1º Prêmio Inovação e Tecnologia, que visa estimular a divulgação e troca de experiências inovadoras no setor. O prêmio, com categorias para Operadores Portuários e SINDOPs/OGMOs, terá seus vencedores anunciados durante o XII CONOGMO.

Participação parnanguara

A inscrição para os eventos é gratuita para associados da FENOP, convidados e entidades governamentais. Para não-associados, o custo é de R$ 500. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/hRK2dAdgFx1apVfK6.

Quem estará lá representando o setor portuário de Paranaguá é Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO) da cidade e o Sindicato dos Operadores Portuários (SINDOP). Ao JB Litoral, a diretora executiva do OGMO, Shana Carolina Colaço Vaz Bertol destaca a importância da iniciativa.

shana
Shana também informa que o OGMO e SINDOP de Paranaguá participarão dos painéis de discussão. Foto: Prefeitura de Paranaguá

A FENOP desempenha um papel de extrema relevância dentro das atividades portuárias, atuando de forma estratégica em discussões que visam o avanço dos portos. Através de seus Comitês Técnicos, a federação promove a integração de todos os portos do país, atuando de forma propositiva na busca pela melhoria das atividades portuárias. Além disso, a FENOP apoia a inclusão das mulheres no setor portuário, atuando como importante parceira do grupo Mulheres & Portos, promovendo ações que visam a inclusão de gênero”, diz.

Shana também informa que o OGMO e SINDOP de Paranaguá participarão dos painéis de discussão, tanto do ENAPORT quanto do CONOGMO. “Quem vai participar dos painéis é o Emerson Costa, como diretor tanto do Conselho do OGMO quanto do SINDOP; a Silvana Alves, nossa assessora jurídica; a Karla Alves, nossa coordenadora de Saúde e Segurança; e eu, quanto diretora executiva”, conclui.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *