Porto de Paranaguá recebe visita técnica de cooperativas argentinas e impressiona com sua estrutura e operações


Por Luiza Rampelotti
image
A comitiva, composta por profissionais com expertise em agricultura, agropecuária e logística, teve a oportunidade de explorar de perto a infraestrutura e operação de um dos maiores portos da América Latina. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Na última terça-feira (6), o Porto de Paranaguá recebeu uma visita técnica de um grupo de 42 integrantes da Associação de Cooperativas Argentinas (ACA). A comitiva, composta por profissionais com expertise em agricultura, agropecuária e logística, teve a oportunidade de explorar de perto a infraestrutura e operação de um dos maiores portos da América Latina.

A visita começou com uma palestra no auditório Emir Roth, conduzida por José Carlos Bom de Oliveira, coordenador de Infraestrutura e Comunicação da Portos do Paraná. Na apresentação, Oliveira detalhou a estrutura física e administrativa do porto, além de destacar as práticas premiadas de gestão que garantem a eficiência e o sucesso da operação portuária.

Após a palestra, os visitantes seguiram para o cais do porto, acompanhados pelo agente portuário Osnir Junior. No local, puderam observar o fluxo intenso de carga e a dinâmica operacional que caracteriza o Porto de Paranaguá, incluindo a movimentação de grãos e o abastecimento de navios. O passeio proporcionou uma visão detalhada da logística portuária, permitindo que os argentinos compreendessem a magnitude e a complexidade do processo.

Para Osnir Junior, a oportunidade de compartilhar o trabalho do Porto de Paranaguá é uma forma de promover a troca de boas práticas e fortalecer a reputação do porto internacionalmente. “Acho muito importante o porto estar aberto para a comunidade e pessoas de outros países. Recebemos muitas escolas, universidades, cooperativas e empresas privadas interessadas em conhecer o Porto de Paranaguá. Afinal, somos um dos maiores portos da América Latina, e estamos sempre prontos para responder às perguntas e compartilhar nosso conhecimento“, afirmou.

Associação de Cooperativas Argentinas

Para a ACA, uma cooperativa com mais de 100 anos e que responde por quase 20% dos grãos argentinos, a visita ao Porto de Paranaguá não foi apenas uma observação, mas uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Para Javier Villarino, engenheiro agrônomo da ACA, a visita foi uma oportunidade valiosa para comparar práticas e obter novos conhecimentos. “Foi uma visita muito instrutiva. Nós temos portos na Argentina, mas nenhum com esta envergadura e esta capacidade de abastecer tantos navios. O volume de movimentação aqui no sul do Brasil realmente me impressionou“, comentou.

No cais do porto, os visitantes puderam observar o fluxo intenso de carga e a dinâmica operacional que caracteriza o Porto de Paranaguá, incluindo a movimentação de grãos e o abastecimento de navios. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Flavia Fernandez, profissional de logística da ACA, também expressou sua satisfação com a visita. “Achei o porto incrível e muito limpo. Tive a oportunidade de trabalhar em um porto e pude perceber a grandeza deste aqui. A palestra foi interessante e a visita como um todo foi uma boa oportunidade para relembrar e aprofundar meus conhecimentos sobre operações portuárias“, disse.

As visitas ao Porto de Paranaguá são gratuitas e acontecem de segunda à sexta, das 9h às 16h, mediante agendamento prévio. Mais informações neste link.

*Com informações da Portos do Paraná

Sair da versão mobile